SECRETARIA GERAL

A Secretaria Geral é o órgão que lida com os Registros Acadêmicos e tem grande importância no campo administrativo das Faculdades.

Para a boa execução dos serviços, a Secretaria Geral conta com funcionários capacitados para desempenhar as atividades administrativas e educacionais que são realizadas por meio de processos informatizados.

A Secretaria Geral deseja a todos os alunos sucesso na sua formação profissional.

MATRÍCULA DE ALUNOS NOVOS

Os alunos novos deverão efetuar sua matrícula junto à secretaria, munidos dos documentos  especificados no Manual do Candidato que é  adquirido no momento da inscrição no processo seletivo. As datas previstas neste manual devem ser seguidas rigorosamente.

A não apresentação da documentação completa implicará em perda da vaga, a qual será oferecida ao candidato de classificação subseqüente.

A matrícula somente será confirmada após o pagamento do valor integral da primeira parcela.

RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA

O aluno deverá renovar sua matrícula por meio da assinatura de Contrato de Prestação de Serviços.

A renovação de matrícula deverá ser efetuada, no final do ano, nas datas determinadas pela Secretaria, de acordo com o calendário escolar que será amplamente divulgado.

O não cumprimento dos itens acima acarretará na perda do direito à vaga, bem como a perda do vínculo com a Faculdade.

O acadêmico que estiver freqüentando as aulas sem regularizar sua matrícula não será tido como aluno e serão computadas suas faltas até a data em que o mesmo regularize sua situação junto à secretaria.


ALUNOS FORA DE FLUXO (FF)

É o segmento de alunos matriculados num conjunto de disciplinas constantes de vários semestres do curso. São oriundos de situações diversas, tais como reprovação, transferência externa ou interna, aproveitamento de estudos e outras.


TRANSFERÊNCIA EXTERNA / VAGA PARA ALUNO GRADUADO

A UNIVAR aceitará transferência de alunos regulares de outra Instituição de Ensino Superior – IES para preenchimento de vagas existentes. A transferência somente será permitida para prosseguimento dos estudos no mesmo curso e, na falta deste, para cursos afins.

SOLICITAÇÃO DE MATRÍCULA EM REGIME ESPECIAL

É o ato pelo qual o aluno solicita vaga em determinado curso, desde que comprove, por meio de documento oficial, que é ou foi aluno de ensino superior. O aluno matriculado em regime especial somente poderá cursar no máximo 06 disciplinas, sem obrigatoriedade de vinculação a qualquer curso. Poderá permanecer como aluno especial durante 01 ano, tendo, então, que fazer o vestibular para o ano subseqüente.

SOLICITAÇÃO DE DECLARAÇÕES, HISTÓRICOS, CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E GRADE CURRICULAR

São documentos individuais solicitados e emitidos de acordo com a necessidade do aluno.

APROVEITAMENTO DE ESTUDOS / REVISÃO DE APROVEITAMENTO DE ESTUDOS

Dá-se quando o aluno já cursou determinada disciplina em outra IES e solicita a sua dispensa. Para que sejam aproveitadas, as disciplinas deverão ter equivalência de conteúdo e carga horária.

Documentação necessária para solicitação: Histórico Escolar e Conteúdo Programático.
Prazo para resultado: 10 dias úteis.

REABERTURA DE MATRÍCULA

É o processo pelo qual o aluno solicita o seu retorno à Instituição, após haver efetuado o trancamento da matrícula na mesma.

Período para solicitação: Divulgado no Calendário Acadêmico.

REINGRESSO

É o ato pelo qual o aluno que deixou de renovar a sua matrícula num determinado período letivo, dentro dos prazos fixados, e que considerado desistente obtém sua re-inclusão no quadro de alunos, com vista à renovação da matrícula.

TRANCAMENTO / CANCELAMENTO / TRANSFERÊNCIA INTERNA / EXPEDIÇÃO DE TRANSFERÊNCIA

Trancamento de matrícula é o ato pelo qual a Instituição aprova pedido de suspensão de estudos, mantendo o direito do aluno à renovação de matrícula.

Cancelamento de matrícula é o ato pelo qual o aluno solicita sua exclusão do corpo discente da Instituição, sendo-lhe vedada a expedição de guia de transferência, podendo, entretanto, ser-lhe fornecida uma certidão de estudos.

Transferência interna será permitido para curso da mesma área de conhecimento do curso de origem do candidato.

Expedição de transferência é o ato pelo qual o aluno solicita sua transferência da UNIVAR para outra IES.

PEDIDO DE 2ª CHAMADA DE PROVAS

É o ato pelo qual o aluno solicita uma nova data para fazer a prova, desde que comprove a impossibilidade da presença na data marcada anteriormente.

Prazo para solicitação: 02 dias úteis após a realização da primeira chamada.

DISPENSA MÉDICA OU REGIME ESPECIAL OU EXERCÍCIOS DOMICILIARES

Será concedido o Regime de Exercícios Domiciliares – RE nos seguintes casos:

Ao aluno em situação de incapacidade física relativa, incompatível com a freqüência aos trabalhos escolares, existindo as condições intelectuais, emocionais e psicológicas necessárias para o prosseguimento da atividade escolar em novos moldes;

À aluna em estado de gravidez, a partir do 8º (oitavo) mês, por 3 (três) meses, com possibilidade de antecipação ou prorrogação nos casos excepcionais, para o prosseguimento da atividade escolar em novos moldes.

O período de concessão do Regime de Exercícios Domiciliares poderá ser ampliado, de acordo com o estado de saúde do aluno, comprovado mediante laudo médico.

A renovação de matrícula do aluno que se encontrar em regime especial de aprendizagem obedecerá aos mesmos prazos e procedimentos fixados para os demais alunos.

Prazo para solicitação: 03 dias úteis a partir da emissão do atestado ou laudo médico.

REVISÃO DE NOTAS (RECURSO)

É o ato pelo qual o aluno solicita, mediante justificativa, a revisão de notas com as quais, por qualquer motivo, não concorda. A justificativa deverá conter uma argumentação sólida sobre os motivos que o fazem se sentir injustiçado.

Período para solicitação: De acordo com calendário acadêmico.

DEPENDÊNCIA

O aluno reprovado por nota em até duas disciplinas poderá solicitar dependência, conforme as datas estabelecidas no calendário acadêmico, podendo ser matriculado no ano subseqüente, desde que àquelas não sejam pré-requisitos das outras disciplinas a serem cursadas neste próximo semestre, observadas as seguintes condições:

O aluno ficará em dependência na(s) disciplina(s) e submeter-se-á ao processo de avaliação estabelecido pela banca examinadora determinada pela Coordenação do Curso;

Se reprovado na(s) dependência(s), configura-se a situação de reprovado na(s) disciplina(s), devendo o aluno cursá-la regularmente no ano subseqüente;

Em caso de aprovação no regime de dependência, os resultados obtidos constarão de ata própria e do histórico escolar do aluno.

COLAÇÃO DE GRAU EM SEPARADO

É a cerimônia obrigatória que confere ao aluno a sua titulação, depois de concluído o seu curso. Esta solicitação somente se dá quando o aluno não cola grau junto com sua turma.