O Centro Universitário do Vale do Araguaia comprometido com a oferta de uma educação de qualidade que contribua não só para seu fortalecimento enquanto instituição de ensino superior universitária, mas também para o desenvolvimento da região em que está inserida.

Em busca de manter a excelência os investimentos em sua estrutura acadêmica, didático-pedagógica e física são constantes. Além disso, a proposta educacional e o plano de desenvolvimento institucional são orientados por um conjunto de princípios, políticas e metas, voltados para a formação continuada dos acadêmicos e a capacitação para a vida, bem como para o mercado de trabalho.

Missão: proporcionar formação profissional e cidadã nas diferentes áreas do conhecimento humano, incentivando a iniciação científica e a extensão, objetivando a inserção dos egressos nos setores produtivos e o desenvolvimento da capacidade de aliar a teoria à prática.
Visão: consolidar-se como centro de referência e excelência de ensino, pesquisa e extensão participando ativamente do processo do desenvolvimento do Centro-Oeste.
Valores: autonomia, cidadania, compromisso social, ética, relacionamento humano e respeito à diversidade.

O Centro Universitário do Vale do Araguaia, credenciado pela transformação acadêmica das Faculdades Unidas do Vale do Araguaia tem sua história interligada ao processo de desenvolvimento da microrregião que compõe o chamado Vale do Araguaia, que tem o município de Barra do Garças, cidade do leste mato-grossense, situada na divisa com o Estado de Goiás, às margens dos Rios Araguaia e Garças.

A região, originalmente habitada por comunidades indígenas (Bororos e Xavante), passou a receber, ao longo das primeiras décadas do século XX, correntes migratórias do norte e nordeste, atraídas pela existência de manchas diamantíferas. O primeiro grande marco de desenvolvimento regional (1940), com o programa governamental de povoamento e integração econômica do Brasil Central e Amazônia, denominado “Marcha para o Oeste”. O segundo marco do desenvolvimento regional remonta a conjuntura no período de 1960 a 1970, em que o programa de colonização da região passou aos encargos da SUDECO – Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste. No decorrer das décadas de 70 e 80, sob os incentivos de investimentos agropecuários, Barra do Garças viveu intensa fase de expansão econômica, tornando-se polo regional, nas mais diferenciadas áreas.

Nos anos de 1990, dentro de um contexto de expansão regional e desenvolvimento do município, havia na região um movimento de expansão na área da educação, e a implantação de cursos superiores era uma iniciativa trazida de forma empreendedora e corajosa pela família do mantenedor.
A transformação de organização acadêmica em Centro Universitário do Vale do Araguaia, em conformidade com o art. 16 do Decreto nº 9.235, 15.12.2017, decorre do resultado da avaliação externa no processo de recredenciamento das Faculdades Unidas do Vale do Araguaia, realizada em 2018, com CONCEITO FINAL 5.

O UNIVAR oferta 15 (quinze) cursos de graduação, sendo: 1 cursos de Licenciatura, 13 cursos de Bacharelado e 1 cursos de Tecnólogos, sendo:

BACHAREL
✓ Administração
✓ Agronomia
✓ Ciências Contábeis
✓ Direito
✓ Educação Física
✓ Enfermagem
✓ Farmácia
✓ Fisioterapia
✓ Medicina Veterinária
✓ Nutrição
✓ Odontologia
✓ Psicologia
✓ Zootecnia

LICENCIATURA
✓ Pedagogia

TECNÓLOGO
✓ Estética e Cosmética

O compromisso do UNIVAR vai além de oferecer a formação acadêmica – inclui a formação de cidadãos conscientes de suas responsabilidades com a sociedade, sobretudo com os menos favorecidos.

Além dos atendimentos permanentes que o UNIVAR oferece por meio:

✓ Clínica de Fisioterapia
✓ Clínica de Medicina Veterinária
✓ Clínica Odontológica
✓ NPJ – Núcleo de Prática Jurídica
✓ Procedimentos Estéticos
✓ SPA – Serviço de Psicologia Aplicada
✓ Unidade de promoção à Saúde (Enfermagem, Farmácia e Nutrição)
O Centro Universitário promove ações sociais durante todo o ano e também participa de eventos realizados por outras instituições.

As campanhas solidárias acontecem em atendimento a comunidades carentes, mutirões de saúde, doação de sangue, arrecadação de alimentos, fraldas geriátricas, roupa de cama e banho, brinquedos e roupas, entre outras ações sociais.

Ainda, desenvolve o Projeto “Olhe para Dentro” que por finalidade implementar ações de promoção à saúde e de qualidade de vida no ambiente de trabalho em prol dos colaboradores da IES.

Seja em benefício da autoestima, acolhimento psicológico, orientação para a adoção de hábitos saudáveis, promoção e prevenção da saúde bucal ou outras ações sociais extensionistas promovidas pelos acadêmicos, professores e funcionários do UNIVAR que somam mais de 5 mil atendimentos gratuitos por ano.

Esse trabalho social levou a instituição a receber desde de 2005 – 17 anos consecutivos – o Selo de Responsabilidade Social da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), um certificado de que o UNIVAR e engajada com o ensino responsável.

Com uma história de mais de 30 anos de intensa dedicação em prol da educação, o Centro Universitário do Vale do Araguaia conta com instalações amplas, são mais de 30 mil m² de área construída, moderna infraestrutura física e tecnológica, com laboratórios de última geração, biblioteca renovada constantemente e corpo docente altamente qualificado, composto em sua maioria por mestres e doutores.

O campus foi construído para receber confortavelmente mais de 5 mil alunos, são mais de 60 salas de aula, 60 salas administrativas, mais de 30 laboratórios, entre eles clínicas escolas, campos experimentais, fazenda escola, NPJ (Núcleo de Prática Jurídica) e NEaD (Núcleo de Educação a Distância). Além disso, a instituição possui auditório próprio, biblioteca com mais de 44 mil exemplares de livros e periódicos, áreas de convivência, lazer e alimentação.

O UNIVAR disponibiliza 15 cursos superiores de graduação presenciais, 09 cursos de pós-graduação e diversos cursos de extensão no decorrer do semestre. São mais de 10 mil profissionais formados pelo Centro Universitário no decorrer desses 34 anos.

  • Auditório com 215 lugares, organizado com cadeiras ergométricas em módulos de 5 a 10 unidades, mesa e cadeiras para conferencistas, luz de emergência, pontos de rede, climatizado e cortina. O auditório dispõe de equipamentos de multimídia data show, caixa de som, mesa de som e microfones, aparelhos de ar condicionado.
  • Biblioteca com espaço físico de 533,60 m², compreendendo uma área interna de 264,00m²; uma sala destinada a estudo coletivo e pesquisa a internet, com área de 217,80m²; sala com acessibilidade a P.C.R e P.M.R com área de 25,20m²; sala da administração da biblioteca com 13.30m² e sala do PNE com 13.30m².
  • Laboratórios de Informática, que foram projetados para atender às tecnologias de ensino e às necessidades das aulas práticas de disciplinas específicas. Contando atualmente com 30 máquinas cada um dos laboratórios de informática, totalizando 90 microcomputadores.
  • Laboratórios de: Estética Capilar e Maquiagem; Estética Corporal e Facial; Anatomia Humana e Odontológica; Microscopia; Química, Bioquímica e Farmacognosia; Bromatologia e Tecnologia de Alimentos; Física e Fertilidade do Solo; Multidisciplinar: Biologia, Biotecnologia, Fisiologia Vegetal; Anatomia Animal; Patologia Animal; Plantio de Culturas; Casa da Vegetação; Cinesioterapia e Fisiologia do Exercício; Fundamentos de Enfermagem; Expurgo; Botânica e Microscopia; Técnica Dietética; Nutrição Experimental e Biotério; Fundamentos de Enfermagem e Avaliação Nutricional; Multidisciplinar: Dentística, Endodontia e Periodontia; Multidisciplinar: Materiais Dentários e Escultura; Radiologia e Imaginologia; Prótese e Ortodontia; Esterilização I e II; e Brinquedoteca; todos equipados com o que há de mais atual no mercado. 
  • Núcleo de Práticas Jurídicas, onde são realizadas as atividades básicas de ensino, por meio das práticas simuladas, atendimentos e elaborações das peças processuais dos assistidos. No NPJ também são realizadas as pesquisas de leis, súmulas, jurisprudências, direito comparado, atividades de arbitragem, negociação e mediação de conflitos, entre outras atividades de relevância para a formação dos acadêmicos.
  • Núcleo de Educação a Distância, onde são realizadas as gravações de aulas, podcast, vídeos institucionais entre outros.
  • Salas de aula climatizadas e equipadas com Datashow e som instalados, de forma a garantir a facilidade no manuseio e na utilização por parte dos docentes.

BLOCO 01:
– Recepção;
– Mantenedora/Reitor;
– Pró-Reitoria Acadêmica;
– Pró-Reitoria Administrativa;
– Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão;
– Diretoria Administrativa e Financeira;
– Coordenação dos Cursos;
– Coordenação Geral de Estágios;
– Coordenação Pedagógica;
– Secretaria Acadêmica;
– Divisão de Registros e Controle Acadêmico;
– Secretaria de Coordenação de Cursos;
– Departamento Financeiro;
– Recursos Humanos;
– Sala de professores;
– Copa;
– Banheiros masculino e feminino.

BLOCO 02:
– 02 Salas de aula;
– Clínica Psicologia/ Núcleo de Atendimento Psicológico;
– Brinquedoteca;
– Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ);
– Núcleo de Educação à Distância (NEAD);
– Acervo Acadêmico e Almoxarifado;
– Sala dos professores de tempo integral;
– Banheiros masculino e feminino.

BLOCO 03:
– Biblioteca;
– 08 Salas de aula;
– Banheiros masculino e feminino;
– 02 Laboratórios de Informática;
– Departamento de Tecnologia da Informação;
– Auditório;
– Sala de Expurgo;
– Laboratório de Raio X, Revelação e Análise;
– Atendimento Odontológico;
– Clínica Odontológica I;
– Laboratório de Endodontia.

BLOCO 04:
– 19 Salas de aula;
– Expurgo;
– Laboratório Prótese Dentária;
– Laboratório de Terapia Capilar e Maquiagem;
– Laboratório de Terapia Corporal e Facial;
– Laboratório de Anatomia Humana e Anatomia Odontológica;
– Clínica Odontológica II;
– Laboratório Multidisciplinar Biologia/Biotecnologia Fisiologia Vegetal;
– Laboratório Química e Bioquímica;
– Laboratório de Fundamentos de Enfermagem e Avaliação Nutricional;
– Promoção à Saúde;
– Laboratório de Física e Fertilidade do Solo;
– Laboratório Materiais Dentários e Escultura Dental;
– Laboratório de Bromatologia;
– Laboratório de Anatomia Animal;
– Laboratório de Cinesioterapia e Fisiologia do Exercício;
– Sala de descarte de material vencido;
– Biotério;
– Almoxarifado;
– Cozinha Experimental;
– Ambulatório animal;
– Banheiros masculino e feminino.

BLOCO 5
– 14 Salas de aula;
– Banheiros masculino e feminino;

BLOCO 6
– Laboratório de Dentística e Endodontia;
– Laboratório de Raio X, Revelação e Análise;
– Sala de Atendimento Odontológico;
– Clínica Odontológica Integrada;
– Salas de Expurgo;
– Biotério;
– Laboratório de Psicologia Experimental;
– Salas de Laboratório de Anatomia Humana – peças molhadas;
– Sala cadavérica – preparo.

BLOCO 7
– 03 Salas de aula;
– 08 Consultórios de Habilidades Médicas;
– 02 Salas de Simulação Realística;
– 05 salas de tutoria.

A Reitoria, órgão executivo que coordena, fiscaliza e superintende a execução de todas as atividades didático-científicas, administrativas, financeiras e disciplinares

Reitor Marcelo Soler 

A Pró-Reitoria Acadêmica, órgão vinculado à Reitoria, para o planejamento, organização, direção e controle das atividades acadêmicas do UNIVAR.

Pró-reitora Gersileide Paulino

A Pró-Reitoria Administrativa, órgão vinculado à Reitoria, é responsável por planejar, organizar, dirigir e controlar as atividades administrativas institucionais e os demais serviços de apoio do UNIVAR.

Pró-reitor Eduardo Afonso

A Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, órgão responsável pela coordenação, supervisão, acompanhamento, controle e avaliação dos cursos e atividades da pós- graduação, pesquisa e extensão do UNIVAR.

Pró-reitora Dra. Tatiana Lima de Melo

UNIVAR – Centro Universitário do Vale do Araguaia

CNPJ: 00.965.087/0001-31

Barra do Garças/MT

(66) 3402-4900

plugins premium WordPress