WhatsApp-Image-2024-04-23-at-15.48.22-2

No último dia 19 de abril, os corredores da Escola Municipal São Jorge, no Pontal do Araguaia-MT, foram preenchidos com risos e aprendizado durante o projeto “Criança consciente, sorriso contente”. Coordenado por um grupo de acadêmicos do 3º semestre do UNIVAR, sob a supervisão da docente Me. Natalina Galdeano Abud Chaud, o projeto teve como objetivo ensinar crianças de 5 anos sobre a importância da saúde bucal de maneira divertida e interativa.

Os acadêmicos organizadores do projeto, Abya Suzanne, Geovanna Oliveira, João Henrique, Lygia Rezende, Rayssa Cruz e Thalya Castro, desenvolveram atividades que abordaram desde a escovação correta dos dentes até a diferença entre alimentos cariogênicos e não cariogênicos, tudo de forma didática e lúdica.

A inspiração para o projeto veio da vontade de compartilhar conhecimento sobre saúde bucal com as crianças da comunidade, incentivando-as a cuidar de sua higiene oral desde cedo. “Criança consciente, sorriso contente” visa formar pequenos cidadãos conscientes, capazes de transmitir o que aprenderam para suas famílias e amigos, espalhando assim a importância da saúde bucal por toda parte.

Durante o evento, foram distribuídos kits de higiene e uma cartilha com atividades educativas, na esperança de que as crianças compartilhassem o aprendizado em casa e ensinassem seus familiares sobre a importância dos cuidados com os dentes.

Kacielle Rhuama De Oliveira Santos, uma das professoras da escola, expressou sua gratidão pela visita dos acadêmicos do UNIVAR: “Foi um momento maravilhoso onde as crianças amaram e queriam participar, perguntar e contar suas histórias. O modo de explicar as dinâmicas cativaram as crianças para aprender sobre esses cuidados”.

Este projeto não apenas beneficia as crianças do Pontal do Araguaia, mas também enriquece o aprendizado dos acadêmicos envolvidos. “Foi muito bom a visita e ensinamentos deles porque na semana anterior eu estava falando sobre o assunto”, afirmou Kacielle Rhuama.

Com iniciativas como “Criança consciente, sorriso contente”, a comunidade escolar do Pontal do Araguaia dá um passo importante em direção a uma vida mais saudável e sorridente.