WhatsApp Image 2024-05-03 at 14.49.52

No dia 24/04, a Escola Rubens Correa de Aguirre, em Aragarças, participou de uma iniciativa transformadora liderada pelo docente Me Natalina Galdeano Abud Chaud e seus dedicados acadêmicos: João Henrique Bandeira Gomes, Stefani Soares Bento, Vanessa Macedo Santos e Vitória Cristina Pereira Viana, todos do 5º semestre.

O tema do projeto, “Prevenção de Doenças Bucais: Estratégias de Conscientização”, nasceu da crescente preocupação com a saúde bucal dos jovens e da necessidade premente de instruí-los desde cedo sobre a importância da higienização oral adequada.

Durante as atividades, os participantes abordaram a relevância da escovação correta, o uso adequado do fio dental e os riscos das doenças bucais na saúde dos jovens, em uma série de palestras dinâmicas apoiadas por slides elucidativos. Além disso, os acadêmicos conduziram uma pesquisa entre os alunos, por meio de formulários, para avaliar o nível de conhecimento sobre saúde bucal na comunidade escolar.

Vanessa Macedo, uma das participantes do projeto, expressou a importância da iniciativa: “O projeto oferece uma oportunidade única para desenvolver uma compreensão ainda mais profunda sobre como a saúde bucal impacta diretamente na qualidade de vida das pessoas”.

Daisy David Cardoso, Diretora da Escola, enfatizou a gratificação que a saúde bucal proporciona: “A saúde bucal é gratificante, é sorrir com alegria, é superação e é qualidade de vida”.

Embora o projeto já esteja finalizado, seu legado permanece vivo, promovendo hábitos saudáveis entre os jovens e capacitando-os para cuidar adequadamente de sua saúde bucal, o que certamente contribuirá para evitar problemas futuros e elevar a qualidade de vida da comunidade escolar de Aragarças.

A colaboração entre docente e acadêmicos mostrou-se eficaz e inspiradora, destacando o compromisso da comunidade acadêmica em promover mudanças positivas em sua região.