WhatsApp-Image-2024-05-10-at-16.23.20-1

Por: Michele Faifer

No dia 10/05, o ESF Geraldo Pimenta de Almeida, em Pontal do Araguaia-MT, participou de um importante projeto de extensão promovido pelo Centro Universitário do Vale do Araguaia. Sob a coordenação da docente Natalina Galdeano Abud Chaud, acadêmicas do 5º semestre de Odontologia uniram esforços para levar conscientização sobre Saúde Bucal e Diabetes à comunidade.

O tema do projeto, “Saúde Bucal e Diabetes”, foi escolhido com base na necessidade de um diálogo mais efetivo entre a odontologia e a medicina, especialmente no que diz respeito aos pacientes diabéticos. Segundo as acadêmicas envolvidas Creonice Araujo, Jaqueline Barros, Lara Pires, Larissa Xavier e Vitória Vieira, a ideia de trabalhar com esse público surgiu da percepção de que, bem controlados, os pacientes diabéticos podem ser tratados como pacientes normais, desde que haja uma abordagem multidisciplinar adequada.

Durante o projeto, foram abordados diversos aspectos relacionados à saúde bucal e diabetes, incluindo a importância da higiene bucal, os riscos para os diabéticos, o efeito dos açúcares nos dentes, patologias bucais comuns, dicas para uma boa higiene oral, recomendações gerais aos diabéticos e alimentos que podem auxiliar no controle da diabetes.

O projeto funciona em parceria com a Prefeitura Municipal de Pontal do Araguaia-MT e conta com o apoio das equipes de atenção primária à saúde, que cedem espaço para a realização das palestras educativas. Utilizando materiais de apoio como cartazes, vídeos, modelos anatômicos e até mesmo fantoches, as acadêmicas levam informações essenciais à população.

Para Jaqueline Barros, uma das acadêmicas envolvidas, esse tipo de projeto é fundamental não apenas para a comunidade, mas também para os próprios estudantes: “é uma maneira de retribuir tudo aquilo que o campo docente tanto nos ensina. Visto que o projeto de extensão interdisciplinar só visa agregar conhecimento para a população e para nós mesmos quanto acadêmicos”.

O projeto, que já teve sua primeira etapa concluída neste semestre, visa contribuir para a orientação e prevenção de doenças bucais entre os portadores de diabetes, incentivando-os a procurar ajuda profissional regularmente diante de qualquer alteração na cavidade oral.

Além disso, recebeu elogios da coordenadora da unidade de saúde, a enfermeira Taphinys Arantes, que ressaltou a importância das ações educativas em saúde para aumentar a autonomia das pessoas em relação ao autocuidado e prevenção.

Com essa iniciativa, o UNIVAR reafirma seu compromisso com a educação, a saúde da comunidade e a formação de profissionais conscientes e engajados em fazer a diferença na sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress