DANDARA

Repost: Site Rede da Notícia

O curso de Direito do Centro Universitário do Vale do Araguaia (UNIVAR), promoveu nessa terça-feira (19), em Torixoréu, uma palestra aos servidores públicos da educação municipal sobre a desconstrução cultural da violência contra a mulher.

A iniciativa faz parte de uma campanha que objetiva aumentar a conscientização pública sobre a extensão e a gravidade da violência contra as mulheres, destacando os mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher e a todas as formas de eliminação e discriminação de gênero, fornecendo informações sobre os direitos das mulheres e medidas protetivas às vítimas.

Para o secretário de Educação do município, Pedro Hugo, a palestra no mês da mulher capacita as mulheres a reconhecerem os sinais de violência e a buscar ajuda, além de educar a sociedade sobre a importância de prevenir a violência antes que ocorra. “As campanhas de combate à violência contra a mulher desempenham um papel essencial na promoção da igualdade de gênero, na proteção dos direitos das mulheres e na construção de uma sociedade mais segura, justa e livre de violência”, destacou.

A coordenadora do curso, a professora Dandara Amorim, ressaltou que as instituições de ensino são vistas como meio de reprodução de ideias e valores, deste modo colaboram para o enfrentamento da desigualdade de gênero existente na sociedade, consolidando em uma sociedade justa e igualitária. “Compreender a importância da Universidade na transformação social, cultural e política, a iniciativa de campanhas contra violência doméstica e igualdade de gênero, traz em discussão o assédio sexual, importunação sexual, mostrando que tais ações estão presentes em nosso cotidiano”, disse.

O curso de Direito estará presente em outros municípios abordando a temática à população da região. No próximo dia 25, estará lançando a campanha “Faça do Ambiente Acadêmico um Espaço Seguro: Diga Não à Importunação Sexual”, com ações no Univar e demais intuições de ensino acerca da importunação sexual como uma forma de violência de gênero e pode ter graves consequências para a vítima, incluindo traumas psicológicos e emocionais.

“É importante que as vítimas denunciem esses casos às autoridades competentes e que a sociedade como um todo se mobilize para prevenir e combater esse tipo de comportamento”, disse Dandara.