WhatsApp-Image-2023-11-17-at-11.43.30

No último dia 17/11, no Centro Municipal de Ensino Fundamental Dom Bosco, as acadêmicas Creonice Araujo, Debora Regina, Jaqueline Barros e Lara Pires do 4º semestre de Odontologia do UNIVAR realizaram o projeto de extensão “A importância da saúde bucal na primeira infância: práticas alimentares associadas à alimentação cariogênica”, sob a supervisão da Prof.ª Natalina Galdeano.

O projeto busca abordar a relevância da prevenção da cárie, um problema de saúde bucal que afeta significativa parte da população brasileira. Além de promover a saúde bucal por meio de palestras educativas na primeira infância, concentrando-se em temas como hábitos saudáveis de dieta, uso moderado de alimentos cariogênicos, conscientização da importância da higiene bucal, técnicas de escovação, mitos e verdades que envolvem a saúde bucal durante essa fase crucial do desenvolvimento.

Em parceria com a Prefeitura Municipal e com o apoio das escolas locais, as acadêmicas utilizam diversos recursos, como cartazes, vídeos, macro modelos e até mesmo fantoches para tornar as palestras mais interativas e impactantes. A iniciativa busca orientar não apenas as crianças, mas também os pais e professores, visando criar ambientes que promovam hábitos saudáveis desde a infância.

Jaqueline Barros, uma das acadêmicas envolvidas, destaca a importância do projeto: “o projeto de extensão proporciona para os acadêmicos uma experiência única e nova. Buscando reforçar o quanto é valioso esse tipo de projeto para a formação profissional e pessoal dos acadêmicos, além de permitir a interação da comunidade com o meio universitário que busca, por meio deste, a melhoria na sua qualidade de ensino.”

O objetivo principal do projeto é contribuir para a orientação e incentivo dos alunos e professores sobre os cuidados com a higiene bucal, reconhecendo a primeira infância como uma fase crucial para o desenvolvimento de hábitos saudáveis. Com a promoção da educação odontológica, o projeto busca prevenir cáries, inflamações e outros problemas bucais ao longo da vida. A parceria efetiva com a comunidade local demonstra o compromisso do UNIVAR em melhorar a qualidade de vida por meio da educação e da promoção da saúde.

6 comentários em “Acadêmicas do 4º semestre de Odontologia realizam palestras educativas sobre a importância da saúde bucal”

1. A importância de mostrar a odontologia de forma lúdico e leve as crianças para que cada dia menos pessoas cresçam com uma crença de que dentistas são bichos de 7 cabeças. Parabéns meninas ❤️

2. Bruna Thais

Maravilhosas, essas meninas fizeram um lindo trabalho no centro de convivência em Aragarças, agora estão nas escolas… Parabéns aos acadêmicos lindo trabalho 👏👏