WhatsApp-Image-2023-11-14-at-08.04.23

No mês de outubro, os acadêmicos do 4º semestre do curso de Odontologia do Centro Universitário do Vale do Araguaia (UNIVAR) realizaram o projeto de extensão “Fadas do Dente em Ação: Cuidados com a Higiene Bucal na Infância”. O local escolhido para as atividades foi a Escola Estadual Senador Filinto Muller, em Barra do Garças.

O projeto, idealizado pelos estudantes Gabriela Oliveira Petroli, Geovana Alves Lopes, Gleiciele Kelle Silva Lôpo e Maria Heloísa Nogueira Moreira Domingos, surgiu a partir da disciplina de Extensão Interdisciplinar, sob a orientação da professora Natalina Galdeano. O objetivo geral do projeto é compartilhar o conhecimento adquirido no UNIVAR com a comunidade, enfatizando a responsabilidade social.

A iniciativa envolveu palestras interativas e educativas, complementadas pela entrega de kits de higiene bucal às crianças. O tema central abordado foi a Higienização Bucal na Educação Infanto-Juvenil. A coordenação escolar entrou em contato com o grupo, reconhecendo a importância da conscientização sobre a saúde bucal desde a infância.

O projeto passou por diversas fases, desde o levantamento bibliográfico sobre técnicas de escovação e alimentos cariogênicos até a criação de materiais informativos para apresentação e mídias sociais. O grupo aprimorou a abordagem ao público-alvo, planejou e aplicou as ações na escola, sempre com foco na avaliação contínua para garantir a efetividade das atividades.

Geovana Alves Lopes, acadêmica do 4º Semestre de Odontologia, ressaltou: “conseguimos espalhar o conhecimento que obtivemos na faculdade, assegurando a todos que uma boa higiene oral é a solução para prevenir doenças como a cárie dentária, periodontite e a gengivite. E assim poder continuar a sorrir e contribuir para o bem-estar e a própria qualidade de vida”.

Natalina Galdeano, coordenadora de odontologia, destacou que a disciplina de Extensão Interdisciplinar tem aberto novas oportunidades de aprendizado aos acadêmicos, fortalecendo competências como ética, responsabilidade social, humanização, comunicação e liderança. “É uma oportunidade de os acadêmicos aplicarem o conhecimento em prol da comunidade. Ficamos gratos às instituições de ensino que tem aberto suas portas e permitido que ações como esta aconteçam”, explicou.

O projeto “Fadas do Dente em Ação” não apenas contribui para a prevenção e promoção da saúde bucal na infância, mas também destaca a importância do engajamento da comunidade acadêmica em iniciativas que transcendem os limites da sala de aula, reforçando o compromisso do UNIVAR com a formação integral de seus estudantes e o impacto positivo na sociedade local.