WhatsApp-Image-2023-11-14-at-08.04.22

Nos dias 06 e 07 de novembro, o CEPI Dr. Rubens Correa Aguirre, em Aragarças, foi palco de um projeto inovador realizado por acadêmicos do 4º semestre de odontologia do UNIVAR. Sob a coordenação da docente Me. Natalina Galdeano, os acadêmicos Edson Lucas Parente Soares, Michelly Moreira Carrijo e Bianca Ferreira Prampero dedicaram-se ao tema “Patologias orais comuns ao público infantojuvenil: uma abordagem generalista”.

O projeto teve como objetivo levar conhecimentos acadêmicos para a comunidade, escolhendo como público-alvo os jovens da rede pública de ensino. O enfoque abordou temas relevantes, como os efeitos do cigarro eletrônico na cavidade bucal, traumas bucomaxilofaciais associados às práticas esportivas, compartilhamento de objetos bucais e suas implicações, uso de piercings na face e complicações potenciais, além de informações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Durante os dois dias do projeto, palestras foram ministradas para todas as turmas de ensino médio, permitindo interação constante com os estudantes. O formato facilitou a troca de informações, relatos e esclarecimento de dúvidas, estimulando a participação ativa do público.

Ao utilizar as informações compartilhadas, acredita-se que os jovens terão conhecimento suficiente para prevenir patologias orais comuns, promovendo hábitos saudáveis e um cuidado mais criterioso com a saúde bucal.

Edson Lucas, acadêmico do 4º semestre de odontologia, destaca a importância da intervenção: “A adolescência é uma fase do desenvolvimento humano altamente relacionada com a construção da identidade pessoal, do caráter e dos hábitos de vida em geral. Foi fascinante a sensação de contribuir positivamente neste meio, formando-se futuros adultos que priorizam o autocuidado”.

“O projeto de extensão tem o objetivo de levar à sociedade o conhecimento obtido durante o curso, sendo de extrema importância abordar assuntos que não são debatidos entre os jovens, como os malefícios do cigarro eletrônico, por exemplo”, ressaltou Michelly Moreira.

Natalina Galdeano, coordenadora do curso, destaca a importância de incentivar atividades extensionistas, enfatizando que colocar o conhecimento adquirido em prática contribui para a formação profissional. O tema do projeto, alinhado à linha de pesquisa “Odontologia em saúde coletiva”, aborda questões interdisciplinares relevantes para a comunidade escolar.