No dia 9 de novembro, a Creche CMAEI- Maria Bezerra do Nascimento, em Aragarças, foi palco do projeto de extensão “Educação em Saúde Bucal Infantil”. Coordenado pela docente Natalina Galdeano e realizado pelos acadêmicos do curso de Odontologia, o projeto é uma iniciativa que integra a linha de pesquisa “Odontologia em Saúde Coletiva”.

O objetivo central do projeto é promover a saúde bucal na comunidade, especialmente entre as crianças, envolvendo práticas extensionistas desenvolvidas no âmbito da disciplina de Extensão Interdisciplinar do curso de Odontologia.

O enfoque do tema “Educação em Saúde Bucal Infantil” abrange diversos subtemas relevantes, como cáries, técnicas de escovação, nutrição e outras práticas essenciais para a prevenção e promoção da saúde bucal. Esses tópicos são abordados de maneira lúdica, por meio de teatro, brincadeiras e dinâmicas, com o intuito de fornecer conhecimentos básicos sobre a saúde bucal de maneira acessível e atrativa para as crianças.

Além das atividades educativas, o projeto distribuiu escovas de dentes infantis, demonstrando o compromisso social do curso de Odontologia com a comunidade. Essa articulação entre o conhecimento científico, o ensino e a pesquisa, aliada às necessidades locais, destaca a importância da interação da universidade com as escolas e creches da região.

Natalina Galdeano, coordenadora do curso de Odontologia, destaca: “A articulação prática e teórica do conhecimento é fundamental para a efetividade desse tipo de projeto. Unir a pesquisa e o ensino à necessidade da comunidade é o cerne da nossa atuação.”

Os passos do projeto envolveram desde a proposição dos temas em sala de aula até a revisão bibliográfica, culminando na elaboração de materiais lúdicos e na organização das atividades realizadas na Creche CMAEI- Maria Bezerra do Nascimento.

Acadêmicos do 4º semestre de Odontologia foram protagonistas ativos desse projeto, incluindo Acsa Souza Ferreira, Anne Kerolin Dia, Nikole de Freitas Santana, Maria Eduarda Linck Rossa, Milena Brentano Ilidio e Pamella Galvão Tavares.

Milena Brentano, estudante do 4º semestre de Odontologia, enfatiza a relevância do projeto de extensão: “ele representa um peso valioso em nosso currículo acadêmico, conectando os pilares da pesquisa e do ensino diretamente à sociedade”.

O projeto de extensão em Educação em Saúde Bucal Infantil não apenas evidencia o compromisso da instituição com a comunidade, mas também destaca o papel fundamental da educação e da prevenção na promoção da saúde bucal, especialmente entre as crianças, consolidando a importância da odontologia com um viés comunitário.