Frente às novas demandas do século XXI

O conhecimento e a aprendizagem refletem uma das mais importantes necessidades da sociedade no século XXI. pedagogia_simboloDesse modo, o nosso curso apresenta-se para responder às transformações e demandas sociais, que por sua vez implica na formação de pedagogos preparados para uma atuação profissional capaz de transpor os muros da escola e alcançar os limites de outras organizações, sejam elas empresariais, governamentais ou não governamentais.

No contexto atual a mera troca de informações e o acúmulo de conhecimentos são incapazes de reunir o conjunto de habilidades que possam sustentar uma formação profissional de qualidade uma vez que para a educação contemporânea, um novo cenário se abre com perspectivas inovadoras na educação formal e não formal.

IMG_0840 (Copy)Desde a sua origem na década de 1930 o nosso Curso no Brasil sempre buscou uma formação que pudesse preparar o profissional para atuar na educação escolar. Todavia, com as novas exigências de atuação nas diversas áreas não é mais possível restringir a atuação do pedagogo no universo da educação formal. Neste cenário é possível perceber que as ações pedagógicas são múltiplas e perpassam também os espaços informais, ou seja, o conhecimento rompe as fronteiras da escola e gera novas demandas ao pedagogo.

Cada vez mais a formação desse profissional tem sido um desafio tendo em vista a necessidade da internalização de práticas de ensino consistentes e compatíveis com as reais necessidades sociais. Desse modo, é imprescindível afirmar que a formação de habilidades pedagógicas começa no espaço das salas de aula da Educação Infantil e do Ensino Fundamental uma vez que uma das características fundamentais do nosso curso é a formação de profissionais comprometidos com os desafios educacionais.

Coordenador(a) do Curso: Cristina Alves Moreira
Contato: pedagogia@univar.edu.br

Identificação


IDENTIFICAÇÃO DO CURSO

Mantenedora Associação Barragarcense de Educação e Cultura
Mantida Faculdades Unidas do Vale do Araguaia
Autorização Portaria nº 778 de 29 de junho de 1995 (D.O.U. – 30/06/1995)
Reconhecimento Portaria nº 1403 de 19 de maio de 2004 (D.O.U. – 20/05/2004)
Renovação de Reconhecimento Portaria nº 473, de 22 de novembro de 2011 (D.O.U de 24/11/2011)
Área do conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Habilitação Licenciado em Pedagogia, com aprofundamento em Pedagogia Hospitalar
Título Professor de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Total de Vagas Anuais 160
Turno de Funcionamento Noturno
Regime de matrícula Seriado anual
Carga-horária Total do Curso 3.800 horas-aula – sendo 3.200 horas-aula dedicadas às atividades formativas do curso; 300 horas = 360 horas-aula de Estágio C. Supervisionado e 200 horas = 240 horas-aula destinadas à realização de atividades acadêmico-científicos-culturais
Último CPC Conceito 4
Integralização Mínimo 04 anos letivos e máximo 07 anos letivos
Coordenadora do Curso Esp. Cristina Alves Moreira

Objetivos


OBJETIVO GERAL

O Curso de Licenciatura em Pedagogia das Faculdades Unidas do Vale do Araguaia objetiva refletir sobre práticas pedagógicas inovadoras, repensando e transformando estruturas de ensino cristalizadas, em estruturas flexíveis, dinâmicas e articuladoras, a fim de possibilitar o exercício das diversas dimensões do trabalho pedagógico, no âmbito de instituições escolares e não escolares, associando teoria à prática, sendo a docência a base de sua formação e identidade profissional.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Entendemos que o Ensino Superior tem um papel relevante em nossa sociedade por ser responsável pela formação do cidadão capaz de transformar o contexto no qual está inserido, em busca de mais justiça social, igualdade e pleno desenvolvimento econômico, sabendo respeitar o ser humano na sua diversidade.

Nesse sentido, pensando nos sujeitos do processo de ensino-aprendizagem, pretendemos:

  • Desenvolver um processo inclusivo, de maneira que as ações e as vivências acadêmicas deverão estar imbuídas de valores como a solidariedade, a ética, o comprometimento social e o respeito à diversidade.
  • Construir a prática educativa mediante o diálogo e uma boa relação docente-discente no que tange ao processo ensino-aprendizagem, e, numa avaliação mediadora e emancipatória a serviço da ação pedagógica reflexiva, propiciando ao docente um repensar sobre o que deve ser ensinado para formar cidadãos que saibam utilizar e aplicar seus conhecimentos em diferentes situações cotidianas.
  • Articular ensino, pesquisa e extensão na prática pedagógica, tendo como objeto central o fenômeno e a atividade educativa, estabelecendo interlocução entre as diversas áreas do conhecimento e os seus protagonistas.

Atuação


O profissional Licenciado em Pedagogia pelas Faculdades Unidas do Vale do Araguaia será habilitado para atuar como docente:

  • Na Educação Infantil, Anos iniciais do Ensino Fundamental, inclusive na modalidade Educação de Jovens e Adultos – EJA e na Pedagogia Hospitalar, sendo este aprofundamento do Curso (optativo);
  • No desenvolvimento de projetos específicos como Educação de Jovens e Adultos.

Na Gestão de projetos dentro e fora da área educacional:

  • Apoio escolar;
  • A atuação na participação em atividades de gestão de processos educativos, no planejamento, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação de atividades e projetos educativos;
  • A participação em reuniões de formação pedagógica, assistente de direção, funcionários de secretaria e biblioteca, e em outras áreas que sejam previstos conhecimentos pedagógicos;
  • No setor de Gestão de Pessoas nos serviços técnicos da Pedagogia;
  • Na área editorial, em editoras e centros de produção de material didático.

Egresso


O Curso de Licenciatura em Pedagogia das Faculdades Unidas do Vale do Araguaia tem a missão de formar pedagogos, comprometidos com a cidadania, para atuar em âmbitos escolares e não escolares. O Curso possibilita ainda, a perspectiva desses profissionais atuarem como gestores de processos educacionais nas organizações governamentais e não governamentais (ONG’s), responsabilizando-se pela oferta de capacitação permanente dos recursos humanos, a fim de desenvolver potencialidades para o trabalho, bem como atuar em projetos e atividades de desenvolvimento social, por meio de ações individuais e coletivas (conselhos tutelares, hospitais, grupos teatrais, grupo de terceira idade e outros).

O Pedagogo formado pelas Faculdades Unidas do Vale do Araguaia é capaz de compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente.

Dessa forma, o egresso do Curso de Licenciatura em Pedagogia das Faculdades Unidas do Vale do Araguaia, estará apto a:

  • Atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade mais justa, equânime e igualitária;
  • Compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual e social;
  • Fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade apropriada;
  • Reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;
  • Aplicar metodologias de ensino diferenciadas para as disciplinas que trabalham a Língua Portuguesa, a Matemática, as Ciências, a História, a Geografia, as Artes e a Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;
  • Relacionar às linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;
  • Promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
  • Identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para a superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;
  • Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;
  • Desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;
  • Participar da gestão das instituições contribuindo para elaboração e implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;
  • Participar da gestão das instituições planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não-escolares;
  • Utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;
  • Realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre alunos e alunas e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não-escolares; sobre processos de ensinar e aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas;
  • Utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para a construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;
  • Estudar, aplicar criticamente as diretrizes curriculares e outras determinações legais que lhe caiba implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação às instâncias competentes.

Caso o profissional vá atuar na educação indígena, dada as particularidades das populações, das situações em que atuam, estes profissionais deverão ser capazes de:

  • Promover diálogo entre conhecimentos, valores, modos de vida, orientações filosóficas, políticas e religiosas próprias à cultura do povo indígena;
  • Atuar como agentes inter-culturais, com vistas à valorização e o estudo de temas indígenas relevantes.

Infra-estrutura


BIBLIOTECA

A IES conta com uma Biblioteca Central climatizada, onde disponibiliza aos acadêmicos salas de estudo em grupo, gabinetes para estudo individual, bem como bibliografias básicas e complementares, periódicos, computadores para pesquisas on-line e Wi-fi.

O acervo é atualizado anualmente de acordo com a solicitação dos docentes e a Coordenação do Curso. A biblioteca funciona nos três períodos – matutino, vespertino e noturno até as 22h30min.

LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA

A Instituição possui 05 Laboratórios de Informática, todos climatizados, para atender aos Cursos oferecidos, todos projetados e montados com recursos avançados para viabilizar aos acadêmicos condições necessárias à aprendizagem. Sempre que o docente julgar necessário poderá reservar um dos laboratórios para aplicação de suas aulas.

As Faculdades ainda disponibiliza ao docente o serviço de apoio de um técnico, funcionário da IES, que o auxilia no manuseio dos equipamentos do Laboratório.

LABORATÓRIO DISPONÍVEL PARA O CURSO DE PEDAGOGIA

Brinquedoteca itinerante e Laboratório de Informática.

Avaliação


O aproveitamento escolar será avaliado por meio de acompanhamento contínuo do acadêmico e dos resultados obtidos nas avaliações, nas atividades planejadas, projetos, seminários, relatórios e demais atividades programadas em cada disciplina e no exame final. Haverá em cada ano letivo, obrigatoriamente, no mínimo, 4 (quatro) verificações de aproveitamento, no valor de 0,0 a 7,0 (zero a sete) pontos, trabalho avaliativo com peso de 0,0 a 3,0 (zero a três) pontos, e 1 (um) exame final, sempre escrito. Nos casos das disciplinas que apresentam um carga-horária prática significativa, o peso das avaliações poderá ser alterado, sendo esta uma prática acordada entre o docente da disciplina e o coordenador do curso, que deverá compartilhar essa decisão com seu NDE.

Para as avaliações foram determinados os seguintes parâmetros: provas bimestrais sem consulta e individual, bem como avaliações feitas fora do recinto da Instituição de Ensino Superior, salvaguardamos os casos de Licença Maternidade, Doenças Infecto-Contagiosas e Sem Condições de Locomoção. Portanto, as provas bimestrais serão individuais e sem consulta ao material trabalhado. Também foram determinados os seguintes critérios de avaliação: Organização de ideias (raciocínio lógico); Clareza de expressão; Adequação ao tema proposto; Correção gramatical e ortográfica; Trabalhos elaborados de acordo com as regras da ABNT, que consiste da parte escrita e oral; Provas Práticas.

Além dos critérios expostos, como preconiza o PDI, o processo de avaliação deve estar pautado pelos critérios de contextualização, interdisciplinaridade e visão prática. A interdisciplinaridade ocorre na integração entre as várias unidades de ensino no processo de avaliação, e a visão prática decorre da avaliação de projetos práticos aplicados e integrados que são feitos durante o curso e com uma maior intensidade no último ano do Curso.



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