Ciência, empreendedorismo, tecnologia e um pouco de realidade

O nosso curso forma profissionais comprometidos com o empreendedorismo, a inovação, a humanização da vida e o progresso social, pronto para as diversidades do mundo moderno, criativo e descolado para desenvolver as habilidades adquiridas dentro da faculdade.

Combina a teoria com a prática através da interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade  no decorrer da graduação,fisioterapia_simbolo possibilita que as disciplinas enfoquem  temas relacionados com a realidade, incentivando-o a pesquisa e a extensão, a busca pela  solução dos problemas, levando em conta as questões sociais e as características regionais. O curso promove a solidariedade e cidadania, através do ensino, comprometendo com a dimensão humana do conhecimento. Por meio de estímulos a ações empreendedoras, de desenvolvimento do domínio das novas tecnologias e tendência do mercado de trabalho do Fisioterapeuta enfatiza a necessidade da participação em minicursos, oficinas, workshops e programas científicos, social, comunitário e cultural. Ainda,  orienta de diversas formas à ampliação do âmbito profissional para liderar equipes e desenvolver projetos com base na inovação tecnológica, capacitando o acadêmico  a atuar com excelência na área.

A instituição possui uma prática pedagógica de qualidade, fundamentada em uma perspectiva dialógica, crítica – reflexiva, que parte do conhecimento da realidade para um ensino de qualidade e possibilita a formação contínua do corpo docente. Busca constante por uma democratização das oportunidades de acesso e permanência no curso, através do projeto “Faculdade Facilitada” promovida pela instituição.

Uma das inovações da área é a produtividade da fisioterapia, por meio dos robôs de reabilitação, com sua alta precisão, que permitem aos pacientes fazerem movimentos complexos muito mais rapidamente do que quando submetidos aos tratamentos de fisioterapia tradicionais. Com o ganho da produtividade e a ação coordenada e inteligente dos robôs de reabilitação, um único Fisioterapeuta consegue acompanhar com atenção integral até três pacientes.

O mercado de trabalho é bastante promissor, especialmente na área da ergonomia, no atendimento hospitalar em terapia intensiva, traumatologia e ortopedia com ênfase na reeducação postural, reumatologia, na área esportiva, em clubes e academias, e nas clínicas de cirurgia plástica e estética.

Coordenador(a) do Curso: Abel Pompeu de Campos Júnior
Contato: fisioterapia@univar.edu.br

Identificação


IDENTIFICAÇÃO DO CURSO

Mantenedora Associação Barragarcense de Educação e Cultura
Mantida Faculdades Unidas do Vale do Araguaia
Curso Graduação em Fisioterapia
Reconhecimento Reconhecido pela Portaria MEC/SESu nº 122 de 05 de Julho de 2012 (D.O.U. – 06/07/2012)
Área do conhecimento Ciências da Saúde
Habilitação Bacharel em Fisioterapia
Total de vagas anuais 120
Turno de funcionamento Seriado Anual, sendo 60 (matutino) e 60 (noturno)
Regime de Matrícula Anual
Carga horária total do curso MATRIZ INGRESSANTES 2009 e 2010: 3.147h ou 3.776h/a = 2.267h ou 2.720h/a disciplinas curriculares, 800h ou 960h/a de Estágio Curricular Supervisionado e 80h ou 96h/a de Atividades Complementares.


MATRIZ INGRESSANTES A PARTIR DE 2011: 4.000h ou 4.800h/a = 2.800h ou 3.360h/a disciplinas curriculares, 900h ou 1.080h/a de Estágio Curricular Supervisionado e 300h ou 360h/a de Atividades Complementares

Integralização MATRIZ INGRESSANTES 2009 e 2010: Mínimo 04 anos e Máximo 07 anos
MATRIZ INGRESSANTES A PARTIR DE 2011: Mínimo 05 anos e Máximo 08 anos
Coordenador do Curso Me. Abel Pompeu de Campos Júnior

Objetivos


OBJETIVO GERAL

Proporcionar a formação de profissionais preparados e capacitados que possam atuar junto à comunidade de maneira crítica/reflexiva, numa dimensão de agente transformador promovendo a melhoria da saúde via atitudes e procedimentos teóricos/práticos na inserção da cidadania.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Formar profissionais fisioterapeutas para atuação na área da saúde de forma preventiva, mantenedora e reabilitadora;
  • Desenvolver um caráter generalista no Curso, favorecendo a formação do aluno com capacidade de atuar nas várias áreas da saúde, enquanto profissional fisioterapeuta;
  • Estabelecer a importância da interdisciplinaridade como fator decisivo da capacidade e sucesso profissional;
  • Estimular o aprendizado contínuo e atualizado dos alunos na área da saúde;
  • Promover o senso crítico, a partir de uma visão contextualizada da antropologia, filosofia e sociologia e estudos científicos;
  • Estabelecer a importância da pesquisa científica como fator primordial do crescimento da profissão e do profissional;
  • Oferecer condições de atuação na área da saúde de acordo com princípios científicos e éticos;
  • Desenvolver a capacidade de atuação multiprofissional e interprofissional na promoção da saúde, individual e coletiva, e em especial, na saúde pública.

Atuação


O profissional fisioterapeuta pode atuar em clínicas de reabilitação, consultórios, na atenção básica – ESF( Estratégia Saúde da Família), hospitais públicos ou privados (no atendimento ambulatorial, de leito e de terapia intensiva), centros de recuperação, na saúde pública, nas empresas ou em clubes relacionados à área desportiva.

Outras áreas afins como o magistério superior, centros de pesquisa, em ambientes funcionais (indústrias, empresas, etc.), na vigilância sanitária e na gestão em nível estadual e municipal. As auditorias técnico-profissionais e as perícias judiciais também são da competência do profissional fisioterapeuta.

O mercado de trabalho do Fisioterapeuta é bastante promissor, especialmente nas áreas da ergonomia, no atendimento hospitalar em terapia intensiva, traumatologia e ortopedia com ênfase na reeducação postural, na área esportiva, em clubes e academias e nas clínicas de cirurgia plástica e estética.

Egresso


O profissional formado pelas Faculdades Unidas do Vale do Araguaia estará sempre alinhado com os preceitos de promoção da qualidade de vida e construção de uma vivência na qual a saúde é de vital importância, especificamente através da educação, deverá, em seu cotidiano de trabalho, garantir a sensibilização da construção de uma consciência acerca de tal tema. Deverá também entender o processo de contato com o paciente como um momento de compreensão do ser humano como um todo, integrado a um determinado contexto sócio-político-cultural e econômico, fundador de seu modo de vida. Esse profissional terá desenvolvido um senso ético, crítico, inovador, sensível e respeitador das necessidades histórico-culturais da população, capaz de contribuir para a criação de uma sociedade mais justa, igualitária e saudável, preservando ambientes naturais, utilizando recursos fisioterapêuticos e conhecimentos técnico-científicos, humanísticos e sociais orientados para a educação à saúde, com a finalidade de promover, preservar, proteger a condição de vida da população, possibilitando a integridade da saúde do indivíduo.

Infra-estrutura


BIBLIOTECA

A IES conta com uma Biblioteca Central climatizada, onde disponibiliza aos acadêmicos salas de estudo em grupo, gabinetes para estudo individual, bem como bibliografias básicas e complementares, periódicos, computadores para pesquisas on-line e Wi-fi.

O acervo é atualizado anualmente de acordo com a solicitação dos docentes e a Coordenação do Curso. A biblioteca funciona nos três períodos – matutino, vespertino e noturno até as 22h30min.

LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA

A Instituição possui 05 Laboratórios de Informática, todos climatizados, para atender aos Cursos oferecidos, todos projetados e montados com recursos avançados para viabilizar aos acadêmicos condições necessárias à aprendizagem. Sempre que o docente julgar necessário poderá reservar um dos laboratórios para aplicação de suas aulas.

As Faculdades ainda disponibiliza ao docente o serviço de apoio de um técnico, funcionário da IES, que o auxilia no manuseio dos equipamentos do Laboratório.

LABORATÓRIOS DISPONÍVEIS PARA O CURSO DE FISIOTERAPIA

  • LABORATÓRIO DE ANATOMIA HUMANA
  • LABORATÓRIO DE CINESIOTERAPIA E FISIOLOGIA
  • LABORATÓRIO DE BIOLOGIA
  • LABORATÓRIO DE QUÍMICA E BIOQUÍMICA
  • LABORATÓRIO DE FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM
  • SALA DE EXPURGO

Avaliação


O aproveitamento escolar será avaliado por meio de acompanhamento contínuo do acadêmico e dos resultados obtidos nas avaliações, nas atividades planejadas, projetos, seminários, relatórios e demais atividades programadas em cada disciplina e no exame final. Haverá em cada ano letivo, obrigatoriamente, no mínimo, 4 (quatro) verificações de aproveitamento, no valor de 0,0 a 7,0 (zero a sete) pontos, trabalho avaliativo com peso de 0,0 a 3,0 (zero a três) pontos, e 1 (um) exame final, sempre escrito. Nos casos das disciplinas que apresentam um carga-horária prática significativa, o peso das avaliações poderá ser alterado, sendo esta uma prática acordada entre o docente da disciplina e o coordenador do curso, que deverá compartilhar essa decisão com seu NDE.

Para as avaliações foram determinados os seguintes parâmetros: provas bimestrais sem consulta e individual, bem como avaliações feitas fora do recinto da Instituição de Ensino Superior, salvaguardamos os casos de Licença Maternidade, Doenças Infecto-Contagiosas e Sem Condições de Locomoção. Portanto, as provas bimestrais serão individuais e sem consulta ao material trabalhado. Também foram determinados os seguintes critérios de avaliação: Organização de ideias (raciocínio lógico); Clareza de expressão; Adequação ao tema proposto; Correção gramatical e ortográfica; Trabalhos elaborados de acordo com as regras da ABNT, que consiste da parte escrita e oral; Provas Práticas.



Downloads



Notícias


Veja essa e mais notícias relacionadas a este curso