A VI Semana da Zootecnia das Faculdades Unidas do Vale do Araguaia (UNIVAR) ocorreu entre os dias 02 e 04 de maio de 2018, no período noturno, com a participação de mais de 100 pessoas, entre alunos, ex-alunos, profissionais e produtores da área.

Foi demonstrado, ao longo do evento, o protótipo do projeto “Piscicultura em caixa d’água com recirculação de água” para intensificar a produção de peixes na região do município, parceria entre a Secretaria Municipal de Pesca e Aquicultura do município de Barra do Garças-MT e o curso de Zootecnia, sob orientação da Prof. Dra. Tatiana Lima Melo.

Com o tema Verticalização do Sistema de Produção Animal, profissionais da região dos estados do Mato Grosso e Goiânia vieram expor suas especificidades em relação a produção sustentável e ecológica, sistema de integração lavoura pecuária e zootecnia sustentável. Além disso, assuntos pertinentes da região relacionada ao ambiente que afetam diretamente a produção, como parasitologia em peixes, viabilidade econômica da suplementação no período seco, e gestão lucrativa na pecuária intensiva foram comentadas. As palestras da semana foram voltadas ao aproveitamento sinérgico da agropecuária, tema global da produção animal que busca um aproveitamento de recursos naturais de forma sustentável.

Com a parceria do Sindicato Rural de Barra do Garças-MT e SENAR, no período diurno aconteceram minicursos “Cortes finos da carne suína”, “Manejo avançado na apicultura”, e “Controle de formigas cortadeiras e cupins em pastagens”.