Por Ana Paula da Costa Fernandes

Nos dias 20 e 21 de agosto de 2018, foi realizada nas Faculdades Unidas do Vale do Araguaia, a V Jornada de Psicologia. O evento contou com a participação de diversos profissionais que puderam trabalhar com os alunos as diferentes abordagens em psicologia, tendo como ponto alto a mesa redonda, onde os alunos do quinto ano, formandos de 2018, apresentaram o trabalho desenvolvido na Clínica de Psicologia da UNIVAR através da análise de um caso clínico real. A Clínica  trabalha com três bases epistemológicas: comportamental, fenomenológica e psicodinâmica.

No evento contamos com a participação do professor Alessandro Matos, proporcionando aos participantes uma reflexão sobre a ética, tolerância e respeito nas relações humanas, especialmente nas profissionais que, estabelecem contatos tão próximos entre os indivíduos como na psicologia. Contamos também com a colaboração das psicólogas Eduarda Jacomini, apresentando a visão de homem e de mundo da Abordagem Centrada na Pessoa de Carl Rogers; Neila Marcia Sobrinho, proferindo uma palestra sobre a Terapia Cognitivo Comportamental; o psicólogo Danilo Cruvinel Ribeiro, nos brindando com uma vivência em Psicologia do Corpo; e Andreoly Monção, apresentando o conceito de Processo de Individuação, desenvolvido por Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço que inovou a psicologia “profunda”, com os conceitos de arquétipos e inconsciente coletivo. Também participou do evento a psiquiatra Marla C. Romio, apresentando as interações entre a psiquiatria e a psicologia no trabalho com pacientes que sofrem de transtornos mentais bem como a importância do tratamento correto para a recuperação dos mesmos.

Na V Jornada de Psicologia os acadêmicos puderam analisar criticamente as múltiplas intervenções psicoterapêuticas possíveis, nas diversas abordagens apontadas no projeto, a partir da explanação dos palestrantes, bem como da vivência prática do trabalho corporal em psicologia. Além disso, puderam compreender como seu trabalho interage com a psiquiatria, com a exposição da Dra. Marla C. Romio. A exposição dos banners e a mesa redonda com os alunos do quinto ano e respectivas supervisoras mostraram aos acadêmicos o resultado do trabalho que vem sendo desenvolvido no curso de psicologia da UNIVAR desde a implementação do curso; além de consolidar a avaliação crítica das diferentes abordagens. Evento engrandecedor para todos que participaram e também para o esclarecimento à comunidade do papel do psicólogo na atualidade.