As Faculdades Unidas do Vale do Araguaia – UNIVAR é a mais nova instituição de ensino superior a ter autorizada a implementação do curso de Direito. A aprovação foi notificada por meio da Portaria nº 601 de 30 de agosto de 2018 do Ministério da Educação (MEC) / Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, publicada no Diário Oficial da União.

Para que uma instituição de ensino possa oferecer um curso de graduação, ela depende de autorização do Ministério da Educação. As avaliações dos cursos são feitas in loco com comissão designada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e contém três dimensões: a organização didático-pedagógica, o corpo docente e infraestrutura. Além da exigência de requisitos legais.

A instituição que também obteve recentemente, a nota máxima em conceito geral, publicada pelo sistema EMEC, após as avaliações feitas na própria faculdade, conta com uma equipe de profissionais de qualidade e uma infraestrutura de ponta.

A UNIVAR obteve pontuação máxima quanto aos requisitos legais e normativos exigidos pelo MEC, conceito cinco. O que a coloca entre as melhores instituições de Ensino Superior de Mato Grosso e do Brasil, legitima a qualidade dos seus cursos, projetos e serviços, bem como a excelência da infraestrutura física nos processos educacionais promovidos pela mesma. Ademais, torna presumível os projetos futuros visados pela gestão, como a aprovação para implantação do curso de Direito com conceito 4.