Por Giovanna Rosti

Neste dia 03 acontece em Brasília na sede da Associação Brasileira de Mantenedores Ensino Superior (ABMES) o Seminário Novo Fies – Entenda na prática a operacionalização financeira definida pela Caixa. Durante o evento foi apresentado o fluxo de contratação do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) para as instituições de educação superior (IES), demonstrando o passo-a-passo do processo até o repasse da coparticipação pela Caixa Econômica Federal, além de apresentar relatórios gerenciais que serão disponibilizados às instituições, via sistema, para acompanhamento de informações financeiras consolidadas e detalhadas.

A Univar que no último sábado (30/06) recebeu a nota máxima (conceito 5) – para fins de recredenciamento junto ao Ministério da Educação (MEC), esteve representada no evento por seu gestor Marcelo Soler, juntamente com a diretora financeira Fabiana Moreira e o assistente responsável pelos programas de financiamento Farllen Guedes. O intuito é acompanhar as mudanças do programa para assegurar que, os alunos de nossa Instituição estejam respaldados de um direito que lhes pertence, além de fazer com que a educação atinja todas as parcelas da população.

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é uma iniciativa do Governo Federal que facilita o acesso de estudantes que, não tem condições financeiras de cursar o ensino superior privado, por meio de empréstimos a juros baixos e prazo longo para pagar. O programa que nasceu no ano de 2015, desde então vem sendo moldado conforme as necessidades estabelecidas pelo Ministério da Educação.

Em 2017, o FIES passou por mais uma série de mudanças que vão desde os requisitos para se inscrever até os tipos de contratos e as taxas de juros. Embora as alterações no programa tenham sido realizadas no final do ano passado, uma série de dúvidas continuam permeando o cotidiano das instituições de educação superior. Por isso, o seminário ainda reuniu três representantes da Caixa Econômica Federal, agente operadora do programa.

Mantendo a previsão de oferta de vagas para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para este ano, o diretor geral, Marcelo Soler, anunciou que no segundo semestre de 2018 serão ofertadas novas vagas do programa e a data de inscrição será em breve divulgada.