Transformando vidas: egressa Cláudia Lima Rezende

Nesta edição, a psicóloga Cláudia Lima Rezende, nos contou um pouco sobre a sua história na série: “Transformando vidas – histórias de sucesso e superação dos egressos do UNIVAR”.

Por: Michele Faifer

Hoje iremos contar a história da egressa Cláudia Lima Rezende de 42 anos. Cláudia é formada em Psicologia pelo Centro Universitário do Vale do Araguaia – UNIVAR. Atualmente a egressa reside em Barra do Garças – MT, ela é paulista, nasceu em Presidente Prudente e foi criada em Santo Expedito – SP.

Cláudia Lima concluiu sua graduação em 2020 e já atua como psicóloga no Centro de Referência da Assistência Social – CRAS na cidade de Pontal do Araguaia – MT. Segundo ela sempre teve o apoio do marido para estudar, apesar de ter sido desmotivada por alguns membros da sua família que questionavam a sua idade e o fato dela já ter iniciado vários cursos superiores e ter desistido.

“Antes de iniciar o curso de Psicologia, eu fiz 1 ano de pedagogia, 4 meses de administração, 1 ano de recursos humanos e 1 ano de direito. Eu percorri várias áreas antes de chegar no curso de Psicologia, por isso eu sempre falo que não foi eu que escolhi, mas fui escolhida pelo curso de Psicologia”, destacou Cláudia Lima.

A egressa Cláudia Lima ainda completou: “recebi todo o suporte que eu precisava do UNIVAR do início ao término da minha graduação. O Centro Universitário do Vale do Araguaia possui excelentes profissionais, além de uma magnífica infraestrutura com salas de aulas climatizadas, acervo bibliográfico atualizado e clínica escola de psicologia que possibilita praticarmos o que aprendemos em sala, por meios dos estágios supervisionados”.

A Psicóloga Cláudia ressaltou que a dúvida sobre qual profissão seguir faz parte da realidade de muitas pessoas e que é comum enfrentar angústias e incertezas quando se trata de escolher uma carreira profissional.

Para auxiliar as pessoas nesse processo de escolha a Psicóloga Cláudia Lima finalizou dando algumas dicas para não errar na hora de escolher o curso de graduação:

– O primeiro passo é saber quem você é. Pode parecer banal e simples, mas não paramos com frequência para refletir sobre quem somos, quais os nossos objetivos e o que esperamos para nossas vidas. Entenda seus gostos e interesses;

– Conheça as suas habilidades, é importante saber o que você faz de melhor. Algumas situações do cotidiano ajudam a identificar nossas habilidades, procure fazer um teste vocacional, você já deve ter uma ideia inicial sobre as profissões que listou, mas pode se surpreender com algumas características como, por exemplo, as possibilidades de atuação no mercado de trabalho. Pesquise muito sobre cada uma das profissões, depois de pesquisar bastante sobre as profissões, tente fazer uma lista com os aspectos positivos e negativos de cada uma delas. Compare esta lista com aquelas reflexões sobre quem você é e quais seus gostos e interesses. Com todas essas informações no papel fica mais fácil decidir pela carreira que melhor se encaixa no seu estilo de vida;

– Jamais escolha um curso superior que você não queira só para agradar os outros ou só para ter um diploma. Faça algo que te proporcione prazer em exercer para não se transformar em um profissional frustrado.