No dia 22 de maio do corrente mês aconteceu nas instalações das Faculdades Unidas do Vale do Araguaia – UNIVAR o SEMINÁRIO FINAL – 2017/2018 –  Contribuições do Programa: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC em parceria com a Secretaria Municipal de Barra do Graças e os Coordenadores do Programa PNAIC.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal e solidário assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, desde 2012, para atender à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de “Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental”.

Para a Formação Continuada de Professores Alfabetizadores foram definidos conteúdos que contribuem para o debate acerca dos direitos de aprendizagem das crianças do ciclo de alfabetização; para os processos de avaliação e acompanhamento da aprendizagem das crianças; para o planejamento e avaliação das situações didáticas; e para o conhecimento e o uso dos materiais distribuídos pelo Ministério da Educação voltados para a melhoria da qualidade do ensino no ciclo de alfabetização.

As ações do PNAIC iniciadas em 2013 em todas as unidades da federação tiveram como um dos pontos significativos a oferta de formação a professores alfabetizadores, ampliando as discussões sobre a alfabetização, na perspectiva do letramento até o ano de 2018. Todos os momentos de formação aconteceram nas instalações da faculdade, atendendo os professores alfabetizadores da rede municipal de educação.

No Seminário final, como forma de fechamento do Programa teve as seguintes palestras: 1ª Os caminhos percorridos pelo Programa: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC desde 2013. Judite Terezinha Ostrowski Fernandes. 2ª Palestra: Aprender a Ler e a Escrever: As Expectativas das Famílias e da Escola – Prof. Esp. Laira Bregolato Lisboa; 3ª Palestra: O planejamento em processo: das esferas estaduais e municipais à sala de aula a criança em foco – Prof. Me. Vera Lúcia Macedo de Oliveira Teixeira.

Também aconteceu uma Mesa Redonda – Relatos de Experiência sobre as contribuições do Programa: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC no ensino aprendizagem com os seguintes representantes: Educação Infantil: Prof. Wilza Candida Santos e Silva; Ensino Fundamental Rede Municipal: Prof. Marcia Camila Souza de Amorim; Ensino Fundamental Rede Estadual: Prof. Josélia de Souza SoaresFerreira e Novo Mais Educação: Prof. Silvânia Gomes Leles. Tanto as Palestras como a Mesa Redonda proporcionou um grande aprendizado aos acadêmicos que participaram bem como egressos e a comunidade externa.

Vale ressaltar que dentre os 165 participantes do evento, 47 são acadêmicos e 56 são egressos Univar.