Semana Pedagógica do UNIVAR aborda as competências e habilidades no processo de ensino-aprendizagem

Por: Michele Faifer

Iniciou a Semana Pedagógica 2021 do Centro Universitário do Vale do Araguaia- UNIVAR, a programação irá acontecer do dia 20 de janeiro ao dia 02 fevereiro. Neste semestre letivo o evento abordará a temática “Planejar e avaliar para o desenvolvimento de competências e habilidades do século XXI no processo de ensino-aprendizagem”. Os participantes são os coordenadores de cursos e docentes do UNIVAR, além dos pró-reitores.

As Semanas Pedagógicas são desenvolvidas para promover a formação continuada dos profissionais da educação através de discussões pautadas em aportes teóricos relevantes sobre temas emergentes que afetam o cotidiano da sala de aula, bem como o processo de ensino e aprendizagem, de modo a fundamentar os profissionais da educação para o planejamento do semestre letivo.

“O tema gerador da semana pedagógica/2021 – planejar e avaliar para o desenvolvimento de competências e habilidades do século XXI no processo de ensino-aprendizagem, tem como foco o planejamento voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades a partir das metodologias ativas. Neste sentido, o UNIVAR continuará ofertando aos acadêmicos ensino, pesquisa e extensão de excelência para que de fato a aprendizagem seja significativa”, destacou a Pró-reitora acadêmica do UNIVAR Gersileide Paulino.

A Semana Pedagógica do UNIVAR contará com um ciclo de palestras e atividades a serem desenvolvidas pelos participantes. Confira abaixo a programação:

DATA PALESTRAS HORÁRIO
20/01/2021

4ª feira

Colação de grau

Transmitida via youtube

21/01/2021

5ª feira

– Competências essenciais no século XXI na formação do docente (O empoderamento da gratidão no processo de gerenciamento de resultados eficientes e eficazes).

Me. Gersileide Paulino de Aguiar Vilela

– Práticas inovadoras mediadas pela tecnologia.

Esp. Cristina Alves Moreira

– Estratégias ativas de aprendizagem para o desenvolvimento de competências e habilidades.

Gustavo Hoffmann

22/01/2021

6ª feira

– Inovação em educação e práticas inovadoras para o enriquecimento do conhecimento (Diretrizes de ensino, pesquisa e extensão).

Me. Stephania Luz Poleto

Me. Gersileide Paulino de Aguiar Vilela

19h às 22h
PLANO DE AÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
25 e 26/01/2021

2ª e 3ª feira

– Agronomia

– Direito

– Medicina Veterinária

– Odontologia

– Psicologia

– Zootecnia

08 às 11h
– Administração e Ciências Contábeis

– Educação Física

– Enfermagem

– Estética e Cosmética

– Farmácia

– Fisioterapia

– Nutrição

– Pedagogia

19h às 22h
PLANEJAMENTO VOLTADO PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES COM   METODOLOGIAS ATIVAS – a diversidade de metodologias, estratégicas de ensino e atividades de aprendizagem com vistas ao desenvolvimento de uma educação transformadora.

27 e 28/01/2021 e 02/02/2021