Semana Pedagógica da Rede Municipal de Barra do Garças tem grande participação de egressos UNIVAR

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o documento que regulamenta quais são as aprendizagens essenciais que todo aluno, seja ele de escola pública ou particular, deve desenvolver.

Durante a Semana Pedagógica da Rede Municipal de Barra do Garças – Etapa Educação Infantil, a coordenadora do Curso de Pedagogia do UNIVAR, Cristina Alves Moreira apresentou o documento em questão para os profissionais da Educação. Tendo uma programação consistente. O evento que aconteceu nas dependências do Centro Universitário do Vale do Araguaia na manhã do dia 04 de janeiro, também contou com uma palestra proferida pela Pró-Reitora Gersileide Paulino de Aguiar sobre Acolhimento Escolar.

Estados e municípios têm, portanto, o papel de (re)elaborar seus currículos em regime de colaboração, criar e implementar seus planos de formação continuada, adaptar e/ou escolher materiais didáticos, e realizar avaliações e acompanhamento da aprendizagem – tudo de maneira alinhada aos novos currículos.

O Conselho Municipal de Educação de Barra do Garças aprovou a Resolução Normativa nº 01 de 4 de dezembro de 2019 que instituiu o Documento de Referência Curricular de Barra do Garças-MT (DRCBG/MT). Fruto de discussões com professores e gestores da Rede Municipal e demais membros da sociedade. O documento foi escrito e organizado pela Equipe Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação formada por:

• Cláudia Marques Rocha Lima Scharfenberg
  • Cristina Alves Moreira (egressa do UNIVAR)
  • Judite Terezinha Ostrowski Fernandes (egressa do UNIVAR)
  • Roberta de Jesus Santos

O auditório do UNIVAR contou com um público de aproximadamente 150 profissionais da Rede Pública de Ensino de Barra do Garças, onde 65% são egressos e ocupando as funções de diretores, coordenadores e professores nas escolas do município.

Para Cristina Alves Moreira, o trabalho realizado na educação visa aliar a valorização do profissional ao desempenho excelente de crianças e adolescentes no âmbito educacional. Além disso, a coordenadora do curso de Pedagogia do UNIVAR salienta que o trabalho vinculado com a Secretaria Municipal de Educação é uma forma de alinhar o curso aos planos efetivados pelo governo da cidade.

Com turma aberta para 2020, o curso de Pedagogia UNIVAR completa 25 anos de existência e celebra a formação de diversos profissionais que somam grandemente à sociedade do Vale do Araguaia e do Brasil como um todo. A prova disso é o grande número de egressos atuantes no setor da educação de nossa cidade e região.

Durante a palestra proferida pela pró-reitora acadêmica, Gersileide Paulino, a mesma fez uma colocação plausível diante da grande plateia de educadores que funde o sentido das construções pedagógicas atuais.

“Trabalhar com crianças é ter a certeza de sempre estar cercado de luminosidade. As crianças são luzes, capazes de iluminar todos a sua volta”.

O sentido da pronuncia se reitera quando é analisado os métodos utilizados na formação de pedagogos. Em consonância ao sentido de que esse profissional é um grande formador de vidas e tem para si a responsabilidade de incentivar o conhecimento e a educação.

× Chamar no Whats!