Voltado para pequenos (as) produtores (as) rurais de assentamentos de Barra do Garças e municípios vizinhos, o 2º Fórum Intermunicipal da Piscicultura lotou o auditório do UNIVAR nessa sexta-feira (28). Diversos empresários e órgãos de fomento ao crédito rural compareceram no evento, durante todo o dia estão sendo oferecidas palestras e instruções sobre os processos que envolvem a produção, preparo, armazenamento, transporte e comercialização de peixe.

Segundo Paulo Henrique Borges, Secretário de Pesca e Aquicultura de Barra do Garças “o primeiro passo é qualificar os produtores levando conhecimento e capacitação para que eles possam desenvolver na sua propriedade”. Borges ainda salientou a importância das parcerias com o curso de Zootecnia do UNIVAR, o SEBRAE, a EMPAER de Mato Grosso e os assentados (as). “Nós temos um termo de parceria com o curso de Zootecnia. Ele juntamente com os nossos outros parceiros, nos auxilia na elaboração de projetos para que possamos socializar as questões para os demais produtores”.

A coordenadora do curso de Zootecnia Reíssa Alves Vilela é uma das representantes do Univar na mesa de abertura do 2º Fórum Intermunicipal. De acordo com Reíssa, essas parcerias com a Secretaria de Pesca e Aquicultura tem sido muito positivas porque “possibilitam aos assentados que tem pouca disponibilidade de água, a também estarem produzindo peixe. ”

O curso de Zootecnia do Centro Universitário atua no assentamento Serra Verde a algum tempo. Essa união tem rendido bons frutos uma vez que, os alunos atuam diretamente nas propriedades através da Empresa Júnior ajudando os assentados a se desenvolverem em harmonia com o meio ambiente. Ainda segundo a coordenadora, o curso pretende firmar mais parcerias com outros assentamentos.

O  Fórum Intermunicipal termina hoje às 17 horas no auditório do UNIVAR.