Nascida em 2013, no auditório das Faculdades Unidas do Vale do Araguaia, durante a semana acadêmica do curso de Serviço Social, a Associação Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica contra a Mulher de Barra do Garças e Pontal do Araguaia – REDE DE FRENTE, desde o início teve ligações fortes com a Instituição de Ensino Superior.

Uma parceria que cresce constantemente na luta contra as agressões ao sexo feminino, busca efetivar na região do Araguaia, sobretudo, uma política de prevenção aos índices de violência doméstica.

Nesta terça-feira (25 de setembro), foi realizada nas dependências da Univar, uma coletiva de imprensa cujo o intuito é divulgar o próximo evento que será realizado por essa parceria.

Estiveram presentes Andrea Cristine Oliveira Costa Guirra, investigadora de polícia na Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Barra do Garças e presidente da Rede de Enfrentamento, Hellen Uliam Kuriki, promotora de Justiça e Leci Koch coordenadora do Núcleo de Políticas Sociais da Univar. As profissionais receberam os meios de comunicação, a fim de convidar as mulheres de Barra do Garças, Pontal do Araguaia e Aragarças a participarem das atividades realizadas na próxima quinta-feira (27 de setembro), à partir das 13h30.

A iniciativa consiste na oferta de diversos serviços especializados às mulheres, em especial, àquelas em situação de violência ou vulnerabilidade social, desenvolvidos em um único espaço, com o objetivo de aproximá-las da Rede de Atendimento local e contribuir para a redução dos danos causados por um relacionamento abusivo e para ruptura do ciclo de violência.

Serão ofertados atendimentos jurídicos pela OAB de Barra do Garças, informações sobre prevenção ao câncer e procedimentos de encaminhamentos aos portadores da doença para centros especializados pela Associação Barra Mamma, a Secretaria de Assistência Social juntamente com o CRAS e o CREAS com orientações à população sobre projetos sociais. Os cursos de Estética e Cosmética, Farmácia, Nutrição, Enfermagem e Psicologia da Univar também estarão desenvolvendo atendimentos durante todo o evento, juntamente com o curso de Educação Física da UFMT.

A Unidade Estação Juventude ficará responsável pelo espaço de entretenimento para as crianças que acompanharem as mães no evento, realizando atividades lúdicas e na distribuição de pipoca.

Vale lembrar que a ação é aberta à todas as mulheres e é gratuita, uma oportunidade de prestigiar o trabalho que vem sido realizado pela Rede de Frente e seus parceiros, além de combater a violência doméstica.