A PROPEX é uma Pró-Reitoria do Centro Universitário do Vale do Araguaia, gerida pela docente mestre:

Stephania Luz Poleto,
e-mail: posgraduacao@univar.edu.br,
cel/wapp:66-9-9986-6898,

responsável pelas seguintes atividades:

1- Pós-graduação

Os Cursos de Pós-graduação lato sensu, são cursos de educação continuada, presenciais, que buscam ofertar aos egressos e demais profissionais da comunidade local e regional a oportunidade de aprimoramento e aprofundamento da condição intelectual e profissional.

Atualmente estão previstos seis novos cursos de Pós-graduação lato sensu que abrangem as áreas da educação, saúde, ciências agrárias e área comercial.

Informações sobre os novos cursos serão lançadas assim que o UNIVAR retomar suas atividades presenciais, em virtude da pandemia COVID-19, em consonância com todos os dispositivos legais.

Fazer download do requerimento em arquivo Word.

Fazer download da carta de aceite de orientação.

2- Pesquisa

A investigação do conhecimento ocorre por meio das práticas de pesquisa que privilegiam iniciativas que atuem na solução de problemas sociais, comunitários e científicos, de caráter local, regional ou nacional, favorecendo o desenvolvimento de habilidades e competências para o trabalho científico-investigativo de docentes e discentes, de forma que possam responder com ética e responsabilidade às necessidades do mercado de trabalho, da sociedade e do meio ambiente.

Por meio de projetos de iniciação científica desenvolvidos em todos os cursos estimula os pesquisadores voluntários (PIC – Programa Iniciação Científica) e bolsistas (PIBIC – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica) fortalecem os grupos de pesquisa da instituição, geram apreciações éticas para os comitês de ética em pesquisa tanto com seres humanos (CEP/UFMT/ARAGUAIA) quanto com animais (CEUA-UNIVAR), enriquecem o conteúdo das revistas científicas tanto da instituição (REI – Revista Eletrônica Interdisciplinar) quanto as demais periódicos indexados com qualis de circulação nacional e internacional.

Fazer Download do Modelo de Projeto de Pesquisa 2021

Edital de pesquisa PIBIC

Formulário Unificado para Pesquisas no Uso de Animais

Formulário Unificado para o Desenvolvimento de Atividades de Ensino com o Uso de Animais

3- Extensão

A Extensão Universitária é o processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa no âmbito dos cursos de graduação e de pós-graduação de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre o UNIVAR e a sociedade, de forma que a comunidade acadêmica encontra na sociedade a oportunidade de elaboração da praxis de um conhecimento acadêmico.

Deste modo, docentes e discentes trazem um aprendizado prático, uma experiência única, despertando vocações específicas dentro do curso, fomentando o exercício da cidadania e do bem fazer social que, submetido à reflexão teórica, acresce ao conhecimento adquirido.

 

Modelo de Projeto de Extensão 2021

Modelo de Relatório de Extensão 2021

Modelo de Ficha de Frequência dos participantes extensionistas 2021

Edital da Mostra Científica de Ações Extensionistas

Políticas de Extensão do UNIVAR 2021

4- Revista Eletrônica Interdisciplinar – REI

Criada em 2009 a REI (ISSN 1984 – 431X) armazena publicações científicas em várias áreas do conhecimento. Seu principal objetivo é dar publicidade a produção de conhecimento das personalidades científicas local, regional, nacional e internacional.

Para acessar a REI – Revista Eletrônica Interdisciplinar clique no link a seguir:
Revista Eletrônica Interdisciplinar

Edital Revista 2021

ABNT NBR 6023 – Referências

ABNT NBR 6024 – Seções e Subseções

ABNT NBR 6028 – Resumo

ABNT NBR 10520 – Citações e notas

5- Núcleos de: Políticas Sociais; Políticas Indígenas e Educação Ambiental

são pontos de apoio técnico, logístico, pedagógico, administrativo que a PROPEX em parceria com as demais Pró-Reitorias e Coordenadores de curso desenvolve em favor do atendimento das demandas sociais (como projetos de extensão e pesquisa desenvolvidos em assentamentos rurais, feiras livres, unidades de saúde, dentre outros), da acessibilidade, do acompanhamento e apoio pedagógico aos acadêmicos indígenas e das ações transversais de conservação e preservação ambiental desenvolvida no âmbito dos cursos de graduação e pós-graduação.

Mais informações:

Capes

CNPQ