Projeto Trote Ecológico: Atividade de campo realizada no Parque Estadual da Serra Azul com a participação de todos os alunos da instituição que queiram prestigiar o evento contando com 67 participantes;

Trilha ecológica com alunos do ensino médio de Barra do Garças realizada em junho de 2016 contando com 35 alunos do Instituto Madre Marte Cerutti;

Projeto: dispersão de sementes do cerrado: distribuição de sementes de Ipê amarelo na Praça da Matriz e em diversos pontos da cidade de Barra do Garças. Contemplou alunos da instituição 16 (na execução) + 584 nos demais cursos;

Adoção de medidas ecologicamente corretas para o destino dos resíduos sólidos proveniente das atividades práticas laboratoriais;

Manutenção de um acervo de rastros de mamíferos silvestres para atividades práticas e trabalhos de Educação Ambiental 8 alunos.

Coleta seletiva de óleo de cozinha para reciclagem contou com a participação de Alunos da instituição 16 (na execução) + 905 nos demais cursos e foram coletados 180 litros de óleo, o que deixou de contaminar cerca de 18.000.000 de litros de água do rio Araguaia;

 

Enfermagem

Projeto enfermagem em Educação Ambiental – 1 ano de enfermagem 55 alunos;

Oficinas e palestras – “Ambiente e Saúde” nas escolas Estaduais José Ângelo dos Santos, Nossa Senhora da Guia, São José Batista e São Miguel – 5° ano 47 alunos;

TADS

Projeto Lixo Eletrônico: Foram abordados temas ligados aos impactos ambientais causados pelo lixo eletrônico e como atividades de redução e reutilização desses materiais podem contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população, essa atividade contou com a participação dos – 35 alunos do primeiro ano de TADS.

 

Ciências Contábeis

Responsabilidade Sócio Ambiental na V Semana de Contabilidade contando com a participação de 183 entre alunos e professores.

 

 

 

Farmácia

Microbiologia Básica (Núcleo Temático II – Descartes de Resíduos Sólidos da IES) 2° ano 42 alunos;

Interdisciplinaridade entre as disciplinas de Farmacobotânica, Farmacognosia e Química Farmacêutica (Núcleo Temático I – Plantas Medicinais) e Deontologia – 3° ano, 38 alunos.

Tema Educação Ambiental de modo transversal, contínuo e permanente – todos os 284 alunos do curso de farmácia;

O projeto Plantas medicinais do nosso curso, ajuda formar sujeitos críticos transformadores da realidade, diante do desafio de mudanças de percepção do ser humano, por ser um ponto de mutação, após temas geradores de reflexão como o é esse assunto: relação entre o homem e o ambiente (3° ano, 38 alunos);

Farmácia Viva’ (horta de plantas medicinais no campus desta Faculdade – 3° ano, 38 alunos);

Descartes de resíduos sólidos na IES, a disciplina de Deontologia em momentos específicos desenvolve atividades interdisciplinares com a disciplina de Microbiologia (3 e 2 anos 80 alunos).

 

Estética e Cosmética

Inserida na disciplina de Biossegurança foi realizada a atividade junto aos salões de beleza e clínicas de estética da região o levantamento da produção e descarte de resíduos sólidos 2º ano 32 alunos.

 

Agronomia

Atividade de campo no Parque Estadual da Serra Azul com o enfoque de preservação do Cerrado e Unidades de Conservação contando com os 44 alunos do 1º ano;

Aula prática na Praia Quarto Crescente sobre a importância da preservação do Rio Araguaia 44 alunos do 1º ano de agronomia;

Aula de Campo no Córrego Voadeira enfocando a poluição e gestão de recursos hídricos.

 

Fisioterapia

RECURSOS HÍDRICOS EM FISIOTERAPIA: É um recurso terapêutico de grande relevância para as várias áreas de atuação fisioterapêutica. Aplicado em uma piscina termo aquecida, com objetivo de prevenir doenças, promover e manter a saúde, tratar, curar e reabilitar distúrbios funcionais e reintegrar o indivíduo na sociedade, por meio da utilização de técnicas especialmente desenvolvidas para este fim. Essa Atividade é desenvolvida pelos 29 alunos do 5 ano de fisioterapia, no Parque Estadual das Águas Quentes em estrutura artificial (piscina terapêutica) que engloba o reservatório de água e áreas anexas, proporcionando aos pacientes e profissionais condições de trabalho, higiene, acessibilidade, conforto e segurança, permitindo uma abordagem lógica, confiável e de resultado eficientes.

 

Administração

A disciplina de Gestão Ambiental aborda temas como: Desenvolvimento Sustentável, Protocolo de Quioto, ISO 14000, Gestão Ambiental e as empresas, Produção Mais Limpa (PML) e Eco eficiência nas instituições desenvolvidas pelos 16 alunos do 4 ano de Administração;

 

Educação Física

Os alunos de Educação Física Participaram de forma mais efetivo no trote ecológico com a preparação dos monitores que acompanharam os demais participantes do evento 72 alunos 1° ano;

Confecção de materiais recicláveis para realização de atividades práticas em Educação Física todos os 129 alunos;

 

Zootecnia

Projeto Adote uma árvore em parceria com a prefeitura de Barra do Garças – MT 32 alunos das turmas de zootecnia;

O curso de Zootecnia possui em sua matriz curricular a disciplina de Ciências do Meio Ambiente e Gestão Ambiental, que trabalha de forma regular e também interdisciplinar os assuntos relacionados ao tema –  54 alunos do 1 ano de zootecnia.

Região o levantamento da produção e descarte de resíduos sólidos 54 alunos do 1 ano de zootecnia.

Na disciplina de suinocultura 17 alunos do 5 ano abordaram o tema ambiental focado na importância do reaproveitamento de dejetos de suínos.

 

Serviço Social

Sustentabilidade Social – O curso de serviço social desenvolve atividades em sala de aula que abordam temas como: Relação do serviço social e a sustentabilidade, a educação ambiental e os brasileiros, transformação da consciência individual e coletiva concretizando a sustentabilidade social, como viver em uma sociedade sustentável em um regime capitalista e a reciclagem como forma de renda para a população 4º ano 23 alunos.

 

Medicina Veterinária

Visita técnica a ONG amigo dos animais, onde os alunos têm contato com amimais silvestres feridos 1 ano, 58 alunos;

Na disciplina de Ecologia Geral e Ciências do Meio os alunos do 3º ano discutem assuntos pertinentes à Educação Ambiental 28 alunos;

Atividade de campo dos 287 alunos do 3 ano, enfocando praticas ecologicamente corretas no Assentamento Serra Verde.

 

Psicologia

Percepção ambiental como ferramenta de Educação Ambiental e Psicologia Cognitiva e a Senso-percepção. Atividade realizada em uma área aberta nas mediações da UNIVAR na qual os alunos, com os olhos vendados e os pés confiável e de resultado eficientes. Descalços, percorrem um circuito previamente definido mediante a apresentação de diversos estímulos ambientais oferecidos pelo ecossistema e contemplativos aos diferentes órgãos dos sentidos. Mediante essa atividade os alunos são estimulados a desenvolver de forma discriminativa as diversas habilidades cognitivas (1 ano, 57 alunos).

 

Nutrição

Criação de Hortas comunitárias nas escolas públicas de Barra do Garças e Aragarças. Atividade que acompanha desde o plantio das hortaliças até a preparação dos alimentos ecologicamente corretos, sem agrotóxicos e sem riscos à saúde e ao meio ambiente – 34 alunos do 4º ano de nutrição;

Utilização integral de alimentos, a utilização de cascas, bagaços e sementes. Atividade que vem a ensinar merendeiras e alunos práticas saudáveis que além de aumentar o valor nutricional dos alimentos reduz significativamente o volume de lixo orgânico – 34 alunos do 4º ano de nutrição.

 

Pedagogia

EU CUIDO! E VOCÊ?  – A RECICLAGEM EM BARRA DO GARÇAS – MT. Educação Ambiental: teoria e prática na redução, reutilização e reciclagem do lixo, partindo da comunidade escolar 50 alunos do curso de Pedagogia.