O curso de farmácia da Univar nesse mês de novembro lança o projeto Rejuvenescer: a saúde como prioridade. Idealizado pelo quarto ano do curso de farmácia, o projeto visa a promoção da saúde dos idosos do município de Barra do Garças.

Considerando os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o número de idosos (maiores de 60 anos) deve chegar a 25,5% da população brasileira até 2060. Grande parte desse aumento é de responsabilidade do setor da saúde, o avanço ocasionado por pesquisas relacionadas à longevidade cresce constantemente.

Na primeira atividade, os acadêmicos e professores envolvidos manipularam protetores solares no laboratório da faculdade e distribuíram entre os idosos do CRAS do bairro Nova Barra. Durante a distribuição também foi realizada uma palestra sobre o assunto e passada as devidas orientações sobre a forma adequada e a importância de utilização das medidas de proteção contra os raios solares.

Muito se fala sobre a excessiva exposição ao sol como causadora do câncer de pele, mas há outros malefícios que podem ser ocasionados também. Melasma, acne, queimaduras, queratose e envelhecimento precoce são outros dos vários problemas acarretados pela falta de proteção à exposição ao sol demasiada.

Pessoas acima de 60 anos, principalmente àquelas que trabalharam e moraram em zona rural grande parte de suas vidas são mais propensas a adquirirem algum desses problemas citados. É pensando nisso que, os professores Pablo Delmondes e Carolina Carnicel realizaram essa ação com o auxílio também da supervisora de estágio Bibiane Queiroz e da coordenadora do Núcleo de Políticas Sociais e assistente social, Leci Koch.

Vale lembrar que o sol é também fonte de vitamina D e auxilia no tratamento e prevenção de diversas doenças, uma vez que ele aumenta a imunidade e ajuda na produção de hormônios importantes para o corpo humano. No entanto, a exposição excessiva à radiação solar sem proteção pode, também, causar inúmeros problemas à saúde e efeitos graves como os citados acima.

O uso de protetor solar, chapéus, roupas adequadas à exposição excessiva ao sol são imprescindíveis na prevenção de doenças, além do consumo de 3 litros de água diariamente para hidratação do organismo.