O curso de Agronomia possui o potencial de ter alternativas para a produção de alimentos de forma sustentável e econômica. A disciplina de Olericultura permite aos acadêmicos aprenderem técnicas para a produção de diferentes hortaliças, atuando na adubação, controle de pragas e doenças.

Enquanto no âmbito acadêmico há o domínio dos conhecimentos necessários para a produção agrícola, em escolas de ensino fundamental e médio, creches, asilos e diversos institutos e associações do meio comunitário, há falta de conhecimento em relação à produção de hortícolas. Apesar de possuírem recursos, faltam-lhe técnicas que permitam o bom desenvolvimento das culturas em seus próprios estabelecimentos.

Dessa forma, no dia 20 de setembro de 2018 a produção de hortaliças cultivada pelos acadêmicos foram doadas para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Barra do Garças (APAE). E também foi realizada uma visita no LAR DA PROVIDÊNCIA, em Aragarças, GO, onde também foram doadas diferentes hortaliças. O responsável pela disciplina foi o professor Jonatas Neves de Castro. E a responsável pela área de produção foi a técnica em laboratório Mariana Mathiesen Stival.

No mesmo projeto há inciativas de auxílio no cultivo de hortaliças com visitas práticas nas dependências da Univar