O projeto Café com as Mães, idealizado pela docente da Univar Denyse Bontempo juntamente com as professoras Sônia Cássia, Érika Neif, Tatiana Melo e Vanessa Dias, tem o objetivo de desenvolver com os alunos do 2° ano do curso de Nutrição, ações voltadas as mães usuárias do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Nova Barra. Serão vários encontros, e cada encontro uma abordagem específica.

O enfoque principal está em prevenir e promover a saúde integral (nutricional e psicológica) de mães de crianças de 0 à seis anos de idade, usuárias do CRAS Construir e de seus respectivos filhos.

No segundo encontro realizado no dia 16 de maio foi abordada a introdução de alimentos pastosos na dieta de crianças de 6 meses à 1 ano de vida e o estímulo precoce para estas se alimentarem adequadamente.

O bebê completou 6 meses? É hora de inserir as papinhas na alimentação!

Para uma criança ser saudável uma boa alimentação é responsável por grande parte de seu desenvolvimento. Até os seis meses de vida, o bebê deve receber exclusivamente leite materno, indispensável para sua saúde, pois ele oferece todos os nutrientes que o bebê precisa.

Levando em consideração esta fase de acréscimo dos alimentos pastosos no cardápio infantil, os alunos Emily Clys, Jessika Souza, João Manuel Mendes, Letícia Araújo, Mônica Dayana, Nathana Lopes e Thaieny Lopes juntamente com as docentes responsáveis pelo projeto, ensinaram as mães presentes a fazerem uma sopa rica em nutrientes e colorida para a ativação dos sentidos da criança.

Além disso foram preparados um suco nutritivo de laranja e bolos integrais para as mães que prestigiaram o encontro.

Para o novo encontro, cuja temática será “A introdução do alimento familiar na dieta da criança e a sua interação com toda à família”, os acadêmicos e docentes convidam todos para participarem.

Os encontros são realizados no laboratório de bromatologia da Univar, no período matutino das 8 h. às 10 h. 30, é aberto não somente às mães usuárias do sistema CRAS, mas sim à todas àquelas que tiverem interesse.