A professora Renata Ferreira dos Santos é médica veterinária graduada pela Universidade Federal de Uberlândia, mestre e doutora em medicina veterinária preventiva pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Campus de Jaboticabal-SP. Santos é docente no Centro Universitário do Vale do Araguaia (UNIVAR) desde 2017 onde desenvolve atividades de extensão e pesquisa  no Assentamento Serra Verde (PA’s) além de compor a Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) – Univar.

Dentro do campo das ciências agrárias, Santos desenvolve pesquisa junto aos acadêmicos dos cursos de Agronomia, Zootecnia e Medicina Veterinária em parceria com os produtores do PA’s pertencente ao município de Barra do Garças-MT.

O ensino dentro da pesquisa é contemplado a medida que Santos introduz temas atuais, inovadores, com base na realidade e vocação agropecuária local  para a formação profissional. Dentre este temas, a extensão e sociologia rural são partes importantes do processo de pesquisa em campo. Entender a formação, condição e vivências dessas populações implica em não só conseguir ter um olhar atento as questões empíricas da exploração científica, mas também colocar os acadêmicos imersos no cotidiano das comunidades dos assentamentos.

As visitas técnicas que ocorrem periodicamente fazem com que os graduandos coletem e analisem amostras de origem animal e vegetal. Isso serve para investigar doenças da fauna e flora e buscar alternativas viáveis para os(as) trabalhadores(as) rurais minimizarem os danos ao meio ambiente.

Dedo de Prosa é uma atividade em que os alunos ministram palestras sobre os mais diversos temas relacionados à saúde e produção animal, e também demonstram os resultados das análises previamente realizadas, propondo melhorias ao pequeno produtor da região do Vale do Araguaia.

Essa abordagem é associada à linha de pesquisa de Santos que investiga doenças infecciosas dos animais domésticos, sanidade animal, epidemiologia veterinária e leptospirose bovina.