Prevenção ao câncer bucal é promovido por docente do UNIVAR com parceria de instituição paulista

No dia 13 de fevereiro foi realizado o evento de lançamento do projeto “Câncer de boca tem cura! Se descoberto do início”, que tem como parceria a Secretaria Municipal de Saúde de Barra do Garças, a Faculdade São Leopoldo Mandic de Campinas-SP e o Centro Universitário do Vale do Araguaia – UNIVAR.

O objetivo do projeto é o diagnóstico precoce da doença e tratamento, e para isso, inicialmente serão realizadas triagens na Unidade Básica de Saúde Sebastião Alves Júnior do bairro Piracema.

Estiveram presentes no evento a delegada do conselho regional de Odontologia Twigg Mitsue Daltro Hayashida, o representante do Escritório Municipal de Saúde Márcio Meirelles, o pró-reitor administrativo do Univar Eduardo Afonso, a coordenadora de saúde bucal do município, Quesia Rodrigues Rocha, além de agentes, enfermeiros e odontólogos da UBS.

Idealizado pelo docente Alexandre Pena, o projeto é uma grande realização para a saúde pública de Barra do Garças – MT, assim como destaca a Coordenadora de Saúde Bucal do Município e egressa UNIVAR, Quesia Rodrigues Rocha:

“A parceria com a Univar no projeto ‘CÂNCER DE BOCA TEM CURA, SE DESCOBERTO NO INÍCIO’, traz para a saúde bucal do município de barra do Garças, além de acesso da população à procedimentos realizados nas unidades básica de saúde, procedimentos que na faculdade de odontologia dá suporte como em casos de biópsia, dentre outros, além da interação meio acadêmico/ unidades de saúde / população de Barra do Garças. Com isso oferecemos aos cidadãos uma odontologia apoiada em princípios científicos, o que proporciona melhora significativa nos índices de saúde bucal do nosso município. Eu, como coordenadora me ponho a disposição do centro universitário UNIVAR para parceria de novos projetos”.

Na odontologia, o câncer bucal talvez seja a patologia mais incapacitante e uma das poucas nesta área da saúde que levam o indivíduo ao óbito como lesão primária. De acordo com o Instituo nacional do Câncer – INCA (2020) a estimativa de aparecimento de novos casos do câncer bucal neste ano é de 15.190, sendo 11.180 homens e 4.010 mulheres.  A incidência de câncer de boca ocupa o 5º lugar entre o sexo masculino e o 8º entre o sexo feminino. A maioria dos casos é diagnosticada tardiamente. O câncer de boca tem 90 % de chances de cura, principalmente quando diagnosticado e tratado no início. A prevenção baseada na detecção precoce de lesões e diminuição de fatores de risco (principalmente tabagismo, etilismo, exposição ao sol, fatores irritantes crônicos) leva a um prognóstico favorável do tratamento de lesões cancerosas em seu início.

De acordo com a coordenadora, Me. Natalina Galdeano Abud Chaud, o curso de Odontologia do Centro Universitário do Vale do Araguaia – Univar demonstra sua responsabilidade ao fazer o lançamento da campanha de conscientização, com ações que acontecerão durante todo o ano, no Jardim Piracema, fomentando os trabalhos de atendimento ao público.

Vale lembrar que mês de fevereiro é o mês internacional da conscientização sobre o câncer de boca e a informação mais importante na prevenção do câncer bucal: é o autoexame e a visita periódica ao Cirurgião-Dentista.

× Chamar no Whats!