O curso de Pedagogia, na figura da coordenadora  Cristina Alves Moreira participou nesta quinta (31) do encerramento do “Projeto de Inclusão Social das Pessoas com Deficiências (PcD)” da Escola Estadual São João Batista. O projeto  teve como objetivo d debater sobre o processo de Inclusão social das pessoas com deficiências em diversos ambientes em especial o trabalhista. Estavam presentes os docentes de libras Lucas Baracho e Keli Freitas.

Luzivaldo Rezende é egresso do curso de pedagogia do Centro Universitário do Vale do Araguaia (UNIVAR) e responsável pela iniciativa. O pedagogo demonstrou satisfação pelo fim do projeto uma vez que já é possível colher resultados satisfatórios socialmente. Na ocasião do encontro, o coordenador do  Sistema Nacional de Emprego  (SINE)  de Barra do Garças, José Carlos, explicou sobre a lei de Cotas para PcD 8.213/91 que garante o direito a inclusão no mercado de trabalho dessas pessoas. A medida impõe que empresas com mais de 100 empregados devem ter de 2 a 5% das suas vagas destinadas a pessoas com deficiência. De acordo com o Ministério do Trabalho, nos últimos 5 anos, houve um aumento de 20% na participação destes profissionais no mercado de trabalho.

Além disso, o responsável pelo departamento de Recursos Humanos (RH) da empresa JBS Jorge Luiz dos Santos explicou sobre a importância do projeto de inserção de PcD dentro do ambiente de trabalho. No final do evento algumas pessoas que trabalham e são PcD deram seus depoimentos sobre suas experiências.