Na II Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Araguaia 2019, cujo o tema foi Bioeconomia: riqueza e diversidade para o desenvolvimento sustentável. Teve como Organização a Gerência de Graduação e Extensão, a Gerência de Pós-Graduação e Pesquisa e o Museu de História Natural do Araguaia da Universidade Federal de Mato Grosso, Campos do Araguaia (UFMT/CUA).

Pró- reitora Gersileide Paulino acompanhada dos professores Adam e Márcia.

O UNIVAR – Centro Universitário do vale do Araguaia foi um parceiro deste evento. Na noite da última quarta-feira (27/11), houveram duas palestras no Auditório Univar. A docente e coordenadora do curso de Zootecnia Dra. Reissa Vilela, abordou o tema: “Sustentabilidade do Sistema de Produção Animal”. Já a Me. Dandara Amorim, docente e coordenadora do curso de Direito, falou acerca da “Sustentabilidade como princípio jurídico”. Estiveram presentes os Pró- reitores do UNIVAR Eduardo Afonso da Silva, Gersileide Paulino, Prof. Dr. Adam Luiz Claudino de Brito – Gerente de Graduação e Extensão da UFMT Campus Universitário do Araguaia. Profª Dra. Marcia Cristina Pascoto – Coordenadora do Museu de História Natural do Araguaia e Coordenadora da II Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Sobre a temática

Professora Reíssa e a Pró-Reitora Gersileide.

A Bioeconomia é um modelo de produção industrial baseado no uso de recursos biológicos. O objetivo é oferecer soluções para a sustentabilidade dos sistemas de produção com vistas à substituição de recursos fósseis e não renováveis. O ideal vai de encontro com formas “limpas” de produção e, nada melhor do que trabalhar esse assunto em ambientes acadêmicos.

As técnicas sustentáveis de produção são novas, e por isso necessitam da capacitação de profissionais que tenham conhecimento tecnológico.

Atitudes para um desenvolvimento sustentável se tornaram uma urgência e estão inseridas na sociedade cotidiana. Até no mundo dos negócios a sustentabilidade está em jogo. Empresas que antes pensavam só em lucro, agora otimizam seus processos por meio da sustentabilidade.