Na noite da última quinta-feira (05/04), a primeira edição do evento Café com Ciência idealizado pela professora Sara Forgerini do curso de Nutrição da Univar, lotou o auditório acadêmico. Com a ilustre presença do médico oncologista, Eduardo Marques, o tema abordado foi “Prevenindo o Câncer com hábitos saudáveis”.
De forma irreverente, durante a palestra foram apresentadas formas de manter uma vida saudável, principalmente com a prática de exercícios e boa alimentação, para o bom funcionamento do organismo e na prevenção de diversas doenças, principalmente o câncer.
A palestra faz parte do projeto idealizado pelo Dr. Eduardo, chamado “Entre laços e abraços”, que segundo o médico o objetivo é prevenir, realizar o diagnóstico precoce e principalmente dar acesso ao tratamento correto ao portador da doença. O programa viaja cidades do oeste de Mato Grosso realizando atendimentos e até mesmo pequenas cirurgias em casos de câncer e consequentemente encaminhados aos centros médicos mais próximos.
Nas cidades interioranas, onde o acesso à saúde é precário, a maioria da população trabalhou a vida toda em zona rural, realizando trabalho braçal enfrentando as altas temperaturas desta região do país, assim se faz a importância desse projeto que é sem fins lucrativos e voltado à população carente.
Eduardo que nasceu em Goiânia-GO, mudou-se com a família, ainda aos 05 anos de idade para Barra do Garças-MT, onde passou sua infância e juventude.
Referência em oncologia no Estado de Mato Grosso graduou-se em Medicina pela Universidade Federal de Mato Grosso em 2002, se especializou em Cirurgia Geral e posteriormente em Cancerologia Cirúrgica pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, tem pós graduação em Vídeo-cirurgia pelo Hospital Sírio Libanês em São Paulo- SP. É também especialista em Vídeo Cirurgia Ginecológica Avançada e Cirurgia Ginecológica Oncológica Avançada, pelo American Institute of Telesurgery- IRCAD, pelo Hospital de Barretos.
Desde outubro de 2011, é responsável pelo Serviço de Oncologia do Hospital Regional de Cáceres-MT e atua como docente na Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT).
A Univar agradece pela oportunidade e parabeniza ao doutor Eduardo e sua equipe pela bela iniciativa.