Por Giovanna Rosti

No dia 27 de abril (domingo) os alunos do terceiro ano de nutrição desenvolveram uma atividade na feira coberta de Barra do Garças, localizada no bairro Santo Antônio. A tarefa foi realizada a convite do coordenador da Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio, José Bispo dos Santos, juntamente com a vigilância sanitária, com a finalidade de colocar em prática um projeto de orientação e fiscalização.

Neste primeiro momento, os alunos fizeram um levantamento dos feirantes que produzem e/ou comercializam alimentos naquele local, bem como das informações de cada produto.

Após a identificação e o reconhecimento de campo, o objetivo é que os alunos realizem palestras e atividades práticas com os feirantes sobre higiene pessoal e boas práticas de fabricação e armazenamento dos seus produtos.

No documento de Código de Postura do Munícipio de Barra do Garças, está presente nos artigos 171 e 172 do capítulo dez, os parâmetros de qualidade, armazenamento, embalagem, transporte, e manipulação. Essas normas são fiscalizadas pela Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio juntamente com a vigilância sanitária. Sendo assim, há a necessidade de orientar os feirantes perante a essas medidas, para posteriormente cobrá-las.

Segundo a professora Sara Forgerini, responsável pela atividade, os alunos também desenvolverão um rótulo para estes alimentos contendo a lista de ingredientes, prazo de validade e tabela nutricional.

Esse trabalho além de garantir aos acadêmicos o conhecimento prático do conteúdo abordado em sala de aula também agregará valor aos produtos comercializados pelos feirantes e garantirá uma melhor qualidade aos alimentos comercializados. Completa Sara.

Esta atividade será também ganho para a população, pois garantirá que não haja consumo de alimentos que não estejam de acordo com os critérios de higiene. É o produto de sempre, produzido pela agricultura familiar local, porém com mais cuidado no preparo, transporte e comercialização.