Por Giovanna Rosti

Muito se sabe que uma alimentação saudável é fundamental para todas as faixas etárias, porém a maioria das famílias não têm o hábito alimentar correto. Essa constatação é feita, muitas vezes, utilizando a falta de condição financeira para a compra de alimentos. De fato a desnutrição é algo muito presente, sabe-se que, no Brasil mais de 7 milhões de pessoas convivem com a fome no país, segundo documento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Muitos órgãos tentam combater essa triste realidade. Uma das ações encontradas para que esse número seja diminuído é fomentar o cultivo do próprio alimento dentro de casa. Pensando nisso, o projeto Café com as Mães , idealizado pela docente da Univar Denyse Bontempo, juntamente com as professoras Sônia Cássia, Érika Neif, Tatiana Melo e Vanessa Dias, desenvolveu no terceiro encontro realizado no dia 23 de maio o tema “A introdução do alimento familiar na dieta da criança e a sua interação com toda a família”.

O projeto que tem como objetivo desenvolver com os alunos do 2° ano do curso de Nutrição, ações voltadas à prevenção e promoção à saúde integral (nutricional e psicológica) de mães de crianças de zero à seis anos de idade, usuárias do CRAS Construir (Bairro Nova Barra) e de seus respectivos filhos.

Segundo a coordenadora do projeto, a docente Denyse Bontempo, os cuidados com a alimentação saudável deveriam começar muito cedo na vida da criança. Assim como os hábitos normais do cotidiano como tomar banho, assim também deveria ser a seleção dos alimentos. Reforçamos que esta orientação também deveria partir das escolas.

Levando em consideração esta fase de acréscimo dos alimentos familiares ao cardápio infantil, os alunos Thais Soares, Adeilson Silva Soares, Maressa Campos de Almeida, Railane Moraes, Francisco Neto e Marina Schwantes  acompanharam as mães em uma visita na horta produzida exclusivamente para esse evento, as mães colheram alguns temperos com a ajuda dos acadêmicos e puderam levar para casa hortaliças e sementes para o cultivo familiar. Juntamente com as docentes responsáveis pelo projeto, prepararam para as mães presentes tortas de legumes (vegetariana) e de frango e uma salada de frutas com iogurte.

Acadêmicos do 3°ano de odontologia também participaram discorrendo sobre a relação da saúde bucal, a primeira dentição e a alimentação que é inserida pela família à criança.

Os encontros foram realizados no laboratório de bromatologia da Univar, no período matutino das 8 h. às 10 h. 30.