Univar reforça o compromisso com a educação no trânsito

O trânsito brasileiro é motivo de muitos estudos, políticas públicas e discussões. Isso se deve muitas vezes a sua construção, a forma como ele afeta o cotidiano das populações e é claro, a sua relevância para o convívio social. Trânsito serve para unir, separar, ensinar e aprender, é rota de chegada, partida e escoamento. Mas, por outro lado o trânsito brasileiro também é resultado de diversas fatalidades. Os acidentes que acontecem nas rodovias, estradas e ruas representam 5 mortes no Brasil a cada hora, segundo dados do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Com o intuito de alertar a população barra-garcense e promover cidadania e educação no trânsito, o curso de Farmácia faz parte juntamente com o vice-prefeito de Barra do Garças Welligton Marcos do projeto Sinal pela Vida. Ao longo do ano são promovidas ações de cunho informativo e de conscientização sobre o trânsito. Recentemente, houve uma ação de panfletagem em frente ao Centro Universitário do Vale do Araguaia (UNIVAR). O ato buscou demonstrar a importância de se respeitar a faixa de pedestre.

No centro da imagem o vice-prefeito Welligton Marcos.

A ideia foi criada a partir do projeto “Laços da Saúde” executado pelo curso de farmácia desde o ano passado (2018). O projeto visa desenvolver atividades baseadas nas lutas  de cada mês que são representadas por uma cor, como o Outubro Rosa e Novembro Azul, por exemplo. O curso de Farmácia periodicamente, por meio do projeto “Laços da Saúde”, promove pelo menos uma atividade focada nessas lutas. Em maio, em referência ao Maio Amarelo, que conscientiza a população sobre a segurança no transito, as acadêmicas integrantes do projeto procuraram a Policia Militar para pedir apoio e parceria ao projeto, mais precisamente, às atividades do maio amarelo.

O Tenente Coronel Diniz recebeu as acadêmicas e apresentou às integrantes na ocasião a proposta do Sinal Pela Vida, convidando-as para reunião que iria tratar sobre o lançamento do projeto . Apesar de ter sido lançado em maio, o Sinal pela Vida permanece ativo e tem diversos parceiros, como Policia Rodoviária Federal, Policia Militar, Policia Civil, Exército, Aeronáutica, Detran além do apoio do UNIVAR com o curso de Farmácia, através do projeto Laços da Saúde.

Um exemplo das parcerias que o Centro Universitário tem diz respeito a 8ª Delegacia da Superintendência Regional em Mato Grosso (SRPRF/MT).  Segundo o agente Maranhão, o UNIVAR auxiliou na construção do projeto Sinal Pela vida desde o início, na sua divulgação e execução. E embora não exista um programa de atividades integrados dentro do município de  Barra do Garças,  Maranhão ressalta a atuação da PRF como colaborador dos eventos que buscam a educação no trânsito.

Neste ano, o UNIVAR promoveu outro evento junto a SRPRF, o Comando de Saúde Preventivo para o Trânsito buscou informar aos motoristas profissionais sobre parâmetros e cuidados com a saúde nos termos da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

Comando de saúde 2019 na sede da Polícia Rodoviária Federal de Barra do Garças.

O UNIVAR promove educação em todas as esferas com o objetivo de sempre formar cidadãos conscientizados e atuantes na nossa sociedade.