Na semana do Meio Ambiente, Secretário Municipal da pasta alerta sobre as queimadas e o descarte correto do lixo

Na semana do Meio Ambiente, Secretário Municipal da pasta alerta sobre as queimadas e o descarte correto do lixo

Nesta próxima sexta-feira (05) é o dia Mundial do Meio Ambiente. As festividades dessa data ao longo da primeira semana de junho têm por objetivo alertar a população sobre a importância da preservação e do uso racional das riquezas naturais. No país essa pauta faz parte da agenda do Ministério do Meio Ambiente (MMA) que adota princípios e estratégias a serem usadas em todo território nacional para garantir a sustentabilidade.

Em tempos de isolamento social causado pela pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), há um contingente grande de pessoas em casa respeitando as normas sanitárias de não-aglomeração. Por esse motivo, existe um aumento considerável de lixo urbano sendo produzido, o que pode ser um problema bastante grave.

Pensando na realidade local em Barra do Garças, o Secretário Municipal de Urbanismo, Paisagismo e Meio Ambiente Me. Lúcio Violin, professor do curso de Zootecnia do Centro Universitário do Vale do Araguaia (UNIVAR), defende que neste período é ainda mais urgente segregar o lixo de forma consciente e ser responsável com o resíduo que produzimos.

Lúcio Violin Junqueira, secretario de Urbanismo, Paisagismo e Meio Ambiente. Foto: Secom-Prefeitura

“Devemos acondicionar corretamente e descartar em locais adequados, nunca em terrenos baldios, no chão ou em qualquer lugar e de qualquer forma. Devemos fazer a nossa parte para uma cidade mais limpa e um mundo melhor, ” orienta Violin.

Além disso, o secretário chamou a atenção para as queimadas na nossa região que durante este período (final de outono e começo do inverno) se tornam corriqueiras devido à estiagem das chuvas. Por esse motivo ele salienta: “Devemos evitar queimadas principalmente nas áreas urbanas porque isso pode agravar problemas respiratórios e consequentemente à pandemia. ”

No dia Mundial do Meio Ambiente, e nesta semana que o mundo todo alerta sobre as necessidades de conservação, a Secretaria Municipal de Urbanismo, Paisagismo e Meio Ambiente mais uma vez faz um apelo à população quanto à limpeza dos lotes e terrenos vazios. A manutenção correta dessas áreas evita incêndios criminosos que podem prejudicar a qualidade do ar que respiramos.

 

Deixe seu comentário

× Chamar no Whats!