No dia 30 de janeiro de 2018, a Coordenação do curso de Zootecnia das Faculdades Unidas do Vale do Araguaia – UNIVAR organizou uma Aula Magna para recepcionar os alunos ingressantes de 2018. Durante o evento os alunos do curso de Zootecnia tiveram o privilégio de assistir a uma palestra da médica veterinária Adriane Lermen Zart, consultora da Personal Pec e eleita pela revista Negócio Rural como uma das 100 personalidades mais influentes do agronegócio, falando sobre a técnica Manejo Nada nas Mãos enfatizando a conexão entre o homem e o gado, melhorando o bem-estar e a produtividade.

A técnica denominada Low Stress Stockmanship “manejo de baixo estresse” foi desenvolvida pelo cowboy norte-americano Bud Williams, através de seus conhecimentos empíricos sobre comportamento animal, e aperfeiçoado cientificamente pelo médico veterinário Tom Noffsinger. O pioneiro dessa técnica no Brasil foi o médico veterinário Paulo Loureiro, líder de Desenvolvimento Comercial e Inovação Global de Bovinos e Equinos da Zoetis, e mentor de Adriane Zart que, atualmente, é uma das maiores especialistas da técnica no Brasil.

A técnica consiste em ganhar a confiança dos animais e manejá-los usando apenas a postura corporal, ângulos e olhar, guiando o gado na direção desejada pelo manejador. O objetivo é evitar estresse desnecessário para o gado e para as pessoas, reduzindo assim riscos de acidentes e possibilitando que o animal se sinta confortável e confiante e, consequentemente, apresente um melhor desempenho zootécnico.

Posteriormente a palestra, os alunos ingressantes participaram de um momento lúdico com o tradicional toque do berrante para promover a integração com os alunos veteranos.