Com o tema “Entendendo a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD): como preparar sua IES”, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) realizou ontem (03/09), um seminário sobre a nova lei que será vigorada em breve.

O Centro Universitário do Vale do Araguaia – Univar esteve presente no evento representado pela pessoa do reitor Marcelo Antônio Fuster Soler que, revelou-nos pontos importantes da temática tratada.

“A regulamentação do uso de dados, evidencia o contexto atual altamente tecnológico e seus diversos pontos a serem discutidos, cujo foco está em traçar diretrizes claras rumo à privacidade e segurança,” esclarece Soler.

Foto: Edgar Marra/ABMES

LGPD é a sigla para Lei Geral de Proteção de Dados do Brasil, sancionada em agosto de 2018, o novo regulamento entrará em vigor em fevereiro de 2020 e estabelecerá regras sobre coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados pessoais, impondo mais proteção e penalidades para o não cumprimento.

Os Institutos de Ensino Superior são grandes detentores de dados, sua proteção e manutenção de privacidade é de extrema importância. Para isso o treinamento e regulamentação devem estar alinhados a legislação vigente.

O armazenamento eficaz de dados permanece amplamente relacionado à ética institucional. Vazar dados de clientes torna a empresa não confiável e consequentemente antiética.

Em um segundo momento, foi realizada uma reunião com a diretoria da ABMES para fechamento de assuntos pertinentes, dentre eles a 15ª Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, Discussão dos Projetos de Lei que tratam sobre ensino a distância e reunião entre os dirigentes do Fórum e os conselheiros do Conselho Nacional de Educação.

O Reitor reforça que é de extrema importância a participação do UNIVAR nos eventos da ABMES, pois o que há de mais moderno em relação a Ensino Superior Privado são tratados nessas solenidades e trazidos para o Centro Universitário.