O que é FIES?

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é ação do Ministério da Educação que financia cursos superiores não gratuitos e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

O que é o P-Fies?

O P–Fies é o Programa de Financiamento Estudantil, destinado à concessão de financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação. As condições para concessão do financiamento ao estudante serão definidas entre o agente financeiro operador do crédito (banco), a instituição de ensino superior e o estudante.

Quem pode participar?

Pode se inscrever no processo seletivo o candidato que participou do ENEM, a partir da edição de 2010 e tenha obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota superior a 0 (zero) na redação.

Para se inscrever para as modalidades Fies e P–Fies, é necessário que o candidato possua renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 (três) salários mínimos.

Já para concorrer, exclusivamente, para a modalidade P–Fies, o candidato deve comprovar renda familiar mensal bruta familiar, por pessoa, de 3 (três) salários mínimos até cinco (5) salários mínimos.

Como solicitar o FIES?

  1. As inscrições são realizadas exclusivamente pela internetpor meio do sitehttp://fiesselecao.mec.gov.br.
  2. O endereço eletrônico para inscrição ficará disponível apenas no período especificado no Edital SESu.
  3. Para a inscrição, o estudante deverá informar seu número de CPF e demais informações solicitadas pelo FIES.
  4. Ao término do período de inscrições, o MEC divulgará a relação dos estudantes pré-selecionados.

Procedimentos para inscrição

Saiba mais sobre os procedimentos para a inscrição no site: http://fiesselecao.mec.gov.br.

Dúvidas Frequentes

Saiba mais sobre as dúvidas mais frequentes no site: http://fiesselecao.mec.gov.br/?pagina=faq

Edital e Portarias

 

O que é CPSA?

A Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) é a responsável pela validação das informações prestadas pelo candidato no ato da inscrição, bem como dar início ao processo de aditamento de renovação dos contratos de financiamento.

A Comissão é composta por cinco membros, sendo dois representantes da instituição de ensino, dois representantes da entidade máxima de representação estudantil da instituição de ensino e um representante do corpo docente da instituição de ensino.

Quem são os Membros da CPSA?

A Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento do FIES (CPSA) da UNIVAR atualmente é integrada pelos seguintes membros:

Eduardo Afonso da Silva vicedirecao@univar.edu.br Instituição
Marcelo Antônio Fuster Soler msoler@univar.edu.br Instituição
Mauro Afonso da Silva mauro@univar.edu.br Docente
Luana Rodrigues Leitão Mascarenhas luana@univar.edu.br Estudante
Katia Santos Pinheiro katia@univar.edu.br Estudante