No Brasil, a população idosa é considerada a quinta maior do mundo. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2016, a terceira idade compreende cerca de 30 milhões de pessoas no país. Concomitantemente a qualidade de vida dessa população tem aumentado .

No Centro Universitário do Vale do Araguaia (UNIVAR), o curso de fisioterapia  desempenha trabalhos semanais com um grupo de idosos no laboratório. Nestas ocasiões não somente a recuperação física é trabalhada, mas há sempre um atendimento humanizado pautado na vivência e experiência de cada indivíduo.

Segundo a professora Camila Fernandes fisioterapeuta e supervisora de estágio, atividades físicas desempenhada por profissionais capacitados são muito importantes na terceira idade.

“Fisioterapia na saúde do idoso apresenta diversos benefícios, dentre eles, podemos destacar: o envelhecimento com qualidade de vida, o aumento da força muscular, a melhora notável em sua capacidade de locomoção e equilíbrio, bem como a coordenação dessas funções. Também garante, para os idosos, a independência e o conforto na realização das suas AVD’s (atividades diárias), ” ressalta Fernandes.

O atendimento para a população idosa no UNIVAR ocorre todas as terças e quintas às 14h mediante ao agendamento prévio pelo telefone 3402-4900.