Por Giovanna Rosti

 

O Agita Barra que é realizado anualmente em Barra do Garças, já é uma tradição e muito esperado pela população. Promovido pela prefeitura barra-garcense é voltado para a prática esportiva e visa promover o cuidado com a saúde.

Segundo a comissão organizadora, o evento tem como objetivo aproximar as pessoas do esporte e dos benefícios que as práticas esportivas podem gerar, reunindo atletas, esportistas, treinadores e empresas privadas promovendo cidadania e lazer.

Em sua sétima edição, o evento como sempre foi marcado por diversas apresentações na arena do Porto do Baé, como campeonato de fisiculturismo, competições de cross fit, supino, passeio ciclístico guiado e o tradicional garoto e garota fitness, apresentações de danças, ginásticas e bandas. Além disso, os visitantes puderam apreciar os vários stands presentes no evento, dentre eles o do curso de Fisioterapia da Univar.

A grande novidade que o stand levou ao evento, sob supervisão do coordenador do curso, Abel Pompeu, foi a técnica de Ventosaterapia.

O método consiste na aplicação de ventosas na pele criando um vácuo e fazendo uma sucção da pele. Isso ajuda a controlar a corrente sanguínea do corpo. Pode ser usado como tratamento de dores musculares, hipertensão arterial, problemas digestivos, celulite e outras diversas.

Muito utilizado pela classe esportiva, a terapia é uma modalidade de cura da medicina chinesa existente a dois mil anos. Embora antiga vem sido retomada nos consultórios fisioterapêuticos devido sua eficácia. Mas vale lembrar que é necessário buscar o atendimento por um profissional capacitado.