No dia 10 de junho foi realizado a 1ª etapa do circuito Putz de Mountain Bike na cidade de Pontal do Araguaia. A competição que consiste em uma modalidade de ciclismo com alta velocidade e destreza feita utilizando um tipo de bicicleta específica para terrenos constituídos por descidas abruptas que se seguem a elevações significativamente altas.

Com categorias masculina, feminina e mista, a disputa recebe este nome por ser uma gíria brasileira popularmente utilizada por ciclistas e tem o significado de espanto ou susto.

Durante o evento o curso de Fisioterapia esteve à disposição dos ciclistas realizando procedimentos como: Crioterapia, que trata-se de um grupo de técnicas e procedimentos no qual se aplica baixas temperaturas em regiões locais ou gerais do corpo. No caso foi feita a imersão em gelo pós exercício intenso.

A Crochetagem que é uma técnica com a utilização de uma ferramenta chamada gancho (em francês Crochet) como elemento de transição entre a mão do terapeuta e as estruturas a serem tratadas. E ventosaterapia, tratamento natural no qual são usadas ventosas para melhorar a circulação sanguínea em um local do corpo.

Segundo o professor e coordenador do curso de Fisioterapia, Abel Pompeu de Campos, os três métodos servem para diminuir os quadros de tensão e dor muscular. É indicada para atletas, bailarinos que precisam de recuperação rápida, de dores inflamatórias e não inflamatórias.

Os atendimentos foram realizados em um espaço exclusivo, onde após o término do percurso o ciclista pode passar pelos cuidados mais indicado ao seu biótipo. Foi oferecido aos participantes as técnicas mais apropriadas e utilizadas por profissionais para recuperação muscular de atletas de auto rendimento, dessa forma evitando fadigas e lesões futuras.

Segundo a organização do evento o objetivo é despertar nas pessoas o interesse pela prática esportiva através da bicicleta, dando a oportunidade a todos de participarem de um evento com a integração entre atletas amadores e os profissionais, criando um clima de confraternização no meio de um ambiente competitivo.

O evento foi muito relevante para o curso de Fisioterapia, devido o contato que foi propiciado para os alunos com uma das diversas áreas de atuações profissionais que a graduação disponibiliza, a Fisioterapia Esportiva.