A XI Jornada da Fisioterapia chegou ao fim juntamente com VIII Mostra de Produção Cientifica e I Mostra de Conhecimento, Ensino, Pesquisa e Extensão em Fisiologia Humana e Cinesiologia. O curso de Fisioterapia promoveu palestras, oficinas e muitas atividades que buscaram disseminar e fortalecer o conhecimento produzido dentro do Centro Universitário do Vale do Araguaia (Univar).

O coordenador Abel Pompeu avaliou positivamente o resultado de mais uma jornada.

“É prazeroso ver que no final o evento foi além de todas as expectativas” ressaltou Pompeu.

O evento que começou na quarta-feira (11) contou com a participação do médico Thiago Magalhães que ministrou uma palestra sobre performance cognitiva.  Já na quinta feira (12) houveram workshops e palestras com profissionais renomados do Estado de Mato Grosso dentre eles Fernando Lima biomédico e farmacêutico. Além disso, o conhecimento foi compartilhado na VIII Mostra de produção Científica que premiou vários trabalhos.

Já na sexta-feira (13), a I Mostra de Conhecimento, Ensino, Pesquisa e Extensão em Fisiologia Humana e Cinesiologia reuniu discentes de vários cursos e comunidade externa para apresentação dos sistemas do corpo humano. Na ocasião, os alunos montaram maqutes anteriormente como parte do ensino desenvolvido pelo curso e apresentaram a comunidade encerrando assim a jornada de Fisioterapia.  Ainda na sexta (13), o fisioterapeuta Matheus Micheleti fechou as atividades com um panorama sobre a fisioterapia no esporte.

Segundo os alunos Frederico Rabelo e Natália de Freitas a jornada foi um sucesso.

“Eu sou do 2º semestre e foi a minha primeira semana, eu esperava algo grandioso, mas superou e inovou todas as expectativas”, ressaltou Freitas.

Rabelo ainda salienta o trabalho em equipe “Foi muito gratificante ver o resultado frente a todo trabalho que foi realizado.”

A grande novidade da jornada foi o projeto Chair Fisio desenvolvido pelos acadêmicos do 6º semestre vinculado a disciplina de órtese e prótese.

O objetivo do projeto foi desenvolver órteses que possibilitem a melhor qualidade de vida do paciente com mobilidade reduzida ou dificuldades motoras. As peças foram apresentadas na XI Jornada e posteriormente serão encaminhadas aquelas pessoas que necessitam diretamente. Ao todo mais de 200 pessoas foram envolvidas diretamente na realização, promoção e balanço de todas as ações realizadas durante a XI Jornada de Fisioterapia.