A piscicultura refere-se ao cultivo de peixes principalmente de água doce. De acordo com o Anuário da Piscicultura Brasileira (PEIXE BR), no ano de 2018 o país produziu 722.560 mil toneladas de peixes de cultivo. Esse número representa um aumento de 4,5% em relação a 2017 que foram 691.700 toneladas.

No estado de Mato Grosso esse setor está atualmente em expansão. A Associação de Aquicultores (AQUAMAT) da região que reúne os principais representantes do setor comemora o crescimento alinhado à preservação do meio ambiente. No cenário Nacional, Mato Grosso é o 4º maior produtor de peixes do país, segundo a PEIXE BR.

Consoante a essas questões, a Secretaria de Pesca e Aquicultura de Barra do Garças promove anualmente o Festival de Pesca esportiva do município. Nesta 2ª edição, o Centro Universitário do Vale do Araguaia (UNIVAR) consolida a parceria com a Secretária incentivando os discentes de zootecnia a colaborarem com o evento.

A coordenadora do curso Reíssa Vilela salientou a importância da parceria com o secretário Paulo Henrique Borges. “A Zootecnia Univar vem sempre apoiando o secretário nos eventos que ele promove na cidade e região com a finalidade de fomentar a piscicultura regional. ”

O 2º Festival de Pesca esportiva de Barra do Garças acontece neste fim de semana (31 de agosto e 1 de setembro) no Porto do Baé, para mais informações e inscrições acesse o site: www.barradogarcas.mt.gov.br.