Nessa segunda-feira (26/11) foi publicado o resultado que noticiou que os egressos do Curso de Nutrição das Faculdades Unidas do Vale do Araguaia – UNIVAR, Higo Oliveira (turma de 2017) e Caroline Moreira (turma de 2016) foram aprovados no processo seletivo para o Programa de Pós-Graduação em Nutrição Alimentos e Metabolismo (PPG-NAM) a nível de mestrado, oferecido pelo curso de Nutrição da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, no campus de Cuiabá.

O egresso Higo Oliveira foi aprovado em primeiro lugar na sublinha de pesquisa em Metabolismo que estuda o efeito de diferentes tipos de dieta sobre metabolismo energético, em diferentes estados fisiológicos, patológicos e durante a programação metabólica. A ênfase está nos mecanismos celulares e moleculares envolvidos com o controle da ingestão alimentar, a secreção e a ação da insulina e o desenvolvimento de doenças crônicas como obesidade e diabetes.

Já a egressa Caroline Moreira foi aprovada na linha de pesquisa em nutrição clínica que estuda a Nutrição Humana no âmbito hospitalar e ambulatorial direcionado às doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e suas morbidades. O foco é buscar relações clínicas, laboratoriais e moleculares entre o estado nutricional/tratamento nutricional e as patologias associadas, bem como avaliar polimorfismos genéticos.

Em 2016, a egressa Sara Morgana Forgerini (hoje coordenadora e Professora do curso de Nutrição da Univar) foi aprovada para o mesmo programa atuando na área de metabolismo. No ano seguinte a egressa Franciely Alves da Silva ingressou no mesmo programa e área de pesquisa.

Estas conquistas reforçam o potencial da nossa instituição, que garante a qualidade do ensino através de um corpo docente qualificado e estrutura física eficaz, preparando nossos acadêmicos para o mercado de trabalho e para o ingresso na carreira científica. Esta é mais uma prova de que a nossa faculdade não obteve o conceito 5 do MEC em vão. Juntos somos o máximo!