Docente pesquisador do UNIVAR tem artigo publicado em periódico internacional

Pesquisa é o ato de investigar. Toda boa pesquisa é constituída de uma ideia que foi sendo desenvolvida ao longo do tempo e muitas vezes refutada. Produzir ciência é também uma forma de pesquisar os fenômenos e acontecimentos. São através de pesquisas científicas que são desenvolvidas tecnologias, medicamentos e problemas sociais.

O Centro Universitário do Vale do Araguaia (UNIVAR) ao longo dos anos tem desenvolvido várias pesquisas no âmbito do ensino e da extensão. Para além dessa questão os docentes do UNIVAR desenvolvem experimentos e estão sempre em busca de aprimoramento. Um exemplo disso é o professor Bruno Lucchetti que embora tenha dedicação exclusiva enquanto docente da Instituição tem desenvolvido pesquisas externas e aumentado sua capacidade técnica para contribuir com o UNIVAR.

Lucchetti recentemente teve sua tese de doutorado publicada na revista internacional Scientific Reports reconhecida por publicizar artigos relevantes no mundo. O título  do trabalho é “Metabolic syndrome agravates cardiovascular, oxidative and inflammatory dysfunction during the acute phase of Trypanosoma cruzi infection in mice”.

Segundo o docente pesquisador, o trypanosoma cruzi é um parasita causador da doença de chagas, e o objetivo da investigação era descobrir se a obesidade e a síndrome metabólica  poderia interferir no curso da fase aguda da infecção do parasita.

Protozoário responsável pela doença de chagas

No experimento foram utilizados camundongos induzidos as condições pré-estabelecidas comprovando que todos os parâmetros foram afetados, cardiovasculares, metabólicos e inflamatórios. Ou seja, houve uma piora considerável nos animais infectados com trypanosoma cruzi em estado agudo da infecção levando eles à morte mais rapidamente.

A publicação é resultado da qualificação do doutorado e de uma investigação conjunta  desempenhada com outros pesquisadores.  Bruno compõe o quadro de professores do curso de fisioterapia do Centro Universitário do Vale do Araguaia.

× Chamar no Whats!