A enfermagem é a arte do cuidar e de oferecer melhor qualidade de vida às pessoas. Tendo em vista isso, a Organização Mundial das Nações Unidas (ONU) este ano de 2019 promove uma campanha de valorização do profissional enfermeiro. Nursing Now é fruto de uma parceria entre a Organização Mundial da Saúde (OMS) pertencente a ONU e o Conselho Internacional de Enfermagem.

O trabalho da enfermagem é realizado nas diversas instituições de saúde, tendo seu processo de trabalho voltado para as dimensões do cuidar, gerenciar, pesquisar e ensinar. Desse modo, é oportuno mencionar a importância das competências a serem adquiridas durante a formação do enfermeiro nas esferas mencionadas, a fim de favorecer uma atuação profissional reflexiva, criativa, fundamentada e comprometida com mudanças almejadas na atenção à saúde da população.

Andreia Cioffi é Doutoranda e Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), integrante do Grupo de Pesquisa Educação e Formação em Saúde e Enfermagem (GEFOR) e atualmente é docente do Centro Universitário do Vale do Araguaia (UNIVAR). A docente ao longo dos anos tem realizado diversas pesquisas no UNIVAR e contribuído para a comunidade interna e externa.

Recentemente Cioffi publicou um artigo científico fruto das pesquisas e saberes compartilhados dentro e fora do Centro Universitário, na Biblioteca Eletrônica Científica Online (Scielo) e também na Revista Texto e Contexto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O título do seu trabalho é “VALIDATION OF THE COMPETENCE PROFILE PROPOSAL FOR THE TRAINING OF NURSES ”. De forma genérica, o artigo diz respeito sobre habilidades, atitudes e conhecimento necessários para a formação generalista do profissional de enfermagem.

O objetivo da pesquisa buscou validar o conteúdo de um perfil de competências proposto para a formação de enfermeiros generalistas, considerando as áreas de atenção à saúde, gerenciamento, educação e produção de conhecimento (este perfil de competências já existia, mas era de 2010, desse modo a docente realizou a validação, ou seja, validou e reformulou esse perfil de competências com enfermeiros experts de todo o país). Tais áreas são referentes ao cuidar, gerenciar, educar e pesquisar.

Pesquisas como essa realizada pela docente faz parte da sua atuação na disciplina de Gerenciamento em Enfermagem e Saúde Interdisciplinar. Cioffi fala muito sobre as competências nas suas aulas, em especial, visa a formação dos alunos de acordo com o proposto nas Diretrizes Curriculares do Curso de Enfermagem (2001), e já vislumbrando as novas diretrizes que estão prestes a serem publicadas.

Além disso, a docente participa como professora colaboradora do projeto de extensão com a temática Saúde do Homem no Centro Universitário, buscando sempre excelência no ensino, pesquisa e extensão.