Na tarde da última quarta-feira (13), professores (as) e coordenadores (as) das Escolas da Rede Municipal se reuniram com o Secretário e professor do curso de Zootecnia Lúcio Violin para discutirem projetos em parceria.

Na ocasião, as (os) diretoras (es) fizeram um balanço sobre o Projeto Ecoponto/2019 que arrecadou mais de 20 mil garrafas PET´s. Essa inciativa busca descartar adequadamente os resíduos para serem reciclados.

Pedagogicamente, as professoras e direção dos Centros de Ensino sensibilizam as crianças para a importância de cuidar do meio ambiente. A diretora Joselita Alves, do Centro Brígida da Silva Aguiar do bairro Jardim Araguaia esteve presente na reunião e salientou a importância da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

“O avanço dessa parceria tem feito com que Educação e Meio ambiente trabalhem juntos, porque um precisa do outro disse Joselita.

A Pró-reitora Acadêmica do Univar e coordenadora de Ed. Ambiental, Gersileide Paulino fez um balanço sobre o projeto Ecopontos e reverbera a importância de formar senso crítico em relação ao Meio Ambiente.

“Ecopontos faz parte das políticas públicas estabelecidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com o Univar, em que compreendemos o processo de educação como sendo responsável por formar indivíduos que se preocupam com os 5Rs (repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar).

Tendo em vista essas questões, na reunião o secretário Violin ressaltou também a importância dos novos projetos que serão desenvolvidos junto a Secretária de Educação, um exemplo é o Prev Queimadas.

“É por meio das crianças que os adultos têm mais consciência a respeito da situação. Me preocupo muito com as gerações que vamos deixar para o meio ambiente no futuro” salientou Violin.

Vale lembrar que estamos em época de estiagem no Centro Oeste. Devemos mais do que nunca cuidar do nosso meio ambiente, não colocar fogo no lixo doméstico e descartar com responsabilidade os resíduos que produzimos.