Por Giovanna Rosti

No dia 14 de junho é comemorado o dia mundial do doador de sangue. Devido uma postagem realizada em nossas plataformas de comunicação, para comemoração do dia, algumas pessoas mostraram dúvidas de como realizar o cadastro e a coleta no banco municipal de sangue.

Desta forma, o jornalismo da Univar traz algumas informações básicas para que você possa fazer sua doação tranquilamente.

Segundo o Banco de Sangue de Barra do Garças a necessidade de reposição é diária, pois os hemocentros trabalham no limite, ou seja, nunca estão totalmente abastecidos para as necessidades diárias, por isso a importância da participação de toda a sociedade.

Para doar é necessário levar carteira de identidade, ser saudável, pesar mais de 50 kg, ter entre 18 e 65 anos, ter qualquer tipo sanguíneo. Não é preciso estar em jejum.

O hemocentro está localizado no endereço: Av. Marechal Rondon, 2890 – Jardim das Mangueiras Unidade de coleta e transfusão – UCT (ANEXO AO PRONTO SOCORRO) Fone/FAX: 66 3407-2756. Os períodos de funcionamento são das 8hs às 10h30hs e das 14hs às 15:30hs de segunda a sexta-feira.

O Ministério da Saúde revela que apenas 1,6% da população brasileira é doadora de sangue atualmente, mas que o número deveria ser no mínimo 3% para atender a demanda.

Vale lembrar também que no período de férias escolares, nos meses de julho e dezembro, a demanda aumenta e o número de doações cai muito. Sua doação é ainda mais valiosa nestes períodos.

Se você se encaixa nos quesitos de doação não perca tempo, doar sangue é um ato de amor ao próximo e de cidadania. Seja um voluntário, quem doa salva vidas.