Entrevista Leci Koch – Assistente Social – Coordenadora do Núcleo de Políticas Sociais do UNIVAR

Como optou por ser Assistente Social?

A princípio tinha interesse em fazer Pedagogia, mas como sempre foi movida a lutar pelo propósito comum, lutar para as pessoas que de fato precisam, pessoas em vulnerabilidade social. Quando vi o currículo do curso de Serviço Social, me identifiquei prontamente. Sou egressa da primeira turma de Serviço Social (2008), me lembro quando iniciamos o Curso foi uma via cruze para encontrar profissionais com essa formação na região para parte do corpo docente.

Qual o papel do Assistente Social?

O papel do assistente social de fato é orientar e garantir os direitos do cidadão. Estou à frente da Coordenação do Núcleo de Políticas Sociais do UNIVAR desde 2014, as linhas gerais de nossa coordenação é a atuação nos projetos sociais, trabalhamos com todos os cursos da instituição, em uma ação articulada entre as demandas da comunidade e a formação de ensino, pesquisa e extensão.

Para a sociedade, o Assistente Social é de fundamental importância, além de garantir direitos e orientação ao cidadão, hoje, em todos os órgãos públicos, entidades de classe, escolas, universidades, sistema de saúde, todo sistema jurídico, enfim, tem que contar com o assistente social, é o profissional que procura preservar os direitos dos cidadãos. É um auxilio importantíssimo na luta em prol das minorias.